O América precisa voltar a vencer para seguir vivo na briga pelo acesso à elite do futebol nacional. Depois dos tropeços diante da Ponte Preta (0 a 0) e Paraná Clube (derrota por 2 a 0), o Coelho enfrenta o Londrina nesta sexta-feira, às 20h30, no estádio do Café, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A sequência negativa do Alviverde dentro de casa fez a chance de acesso à Série A 2020 diminuir. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade do América em ascender à Série A 2020 é de 19,2%. Antes dos dois últimos confrontos no Independência, os números chegavam aos 60,3%.
Com isso, o Coelho fica atrás de Sport (57 pontos e 98,4% de chances de acesso), Atlético-GO (54 pontos e 71,8% de chances), Coritiba (53 pontos e 68,3% de chances) e do Paraná (50 pontos e 25,6% de chances). O Bragantino é, até aqui, o único clube garantido matematicamente para a disputa da elite do futebol nacional no próximo ano.
Para afastar os resultados ruins, o Coelho precisa da vitória sobre o Londrina. Contra os paranaenses, os mineiros dão início à série dos últimos cinco jogos da competição. Para o zagueiro Ricardo Silva, o América tem condições de garantir uma vaga no G4.
“Esse grupo aqui é mais do que vencedor. Ninguém acreditava que nós iríamos chegar nessas condições ao final do campeonato, mas nós demos a volta por cima. Eu acredito nas cinco (vitórias). Se o nosso time fizer o que a gente já vem fazendo, com atenção e sem nenhum vacilo, nós vamos conseguir (o acesso)”, disse.
De olho na tabela
Na tabela, quatro pontos separam o Coelho do G4. Os mineiros ocupam a sexta colocação, com 49 pontos, enquanto o atual quarto colocado Coritiba tem 53. (Veja a classificação completa aqui).
Além de buscar a vitória sobre o Londrina, o América tem que torcer para os tropeços do Coxa e Paraná (5º, com 50). Os adversários enfrentam o Figueirense e o Vitória, respectivamente.
Retorno importante
Para a partida desta sexta-feira, o técnico Felipe Conceição terá Matheusinho como reforço. O meia-atacante retorna ao time depois de cumprir suspensão contra o Paraná. Ele deve ganhar a vaga de Geovane na equipe titular.
Pendurados
O América precisa ter cautela na reta final do campeonato. Dos cinco jogadores pendurados, quatro figuram entre os titulares. São eles: Lucas Kal, Diego Ferreira, Zé Ricardo e Júnior Viçosa. O volante Flávio também segue na mesma situação.
Londrina
Em situação oposta na tabela, o Londrina luta contra o rebaixamento. Os paranaenses estão na 16ª colocação, com 35 pontos. Na partida contra o América, o time da casa tenta encerrar uma sequência de três derrotas seguidas na Série B.
O técnico Mazola Júnior tem uma baixa confirmada para o confronto. O atacante Matheuzinho recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Atlético-GO, e cumpre suspensão automática nesta rodada.
Além dele, o zagueiro Marcondes, o volante Denner, o lateral-direito Hélder e o atacante Paulinho Moccelin estão no departamento médico e não jogam. Em processo de transição física, o volante Anderson Leite, fora por uma lesão na coxa, e o lateral-esquerdo Breno trabalham para ficar novamente à disposição do treinador.
LONDRINA X AMÉRICA
LONDRINA
César; Raí Ramos, Dirceu, Augusto e Felipe Vieira; Bertotto, Germano, Matheus Neris (Anderson Leite) e Higor Leite; Uelber (Júnior Pirambu) e Léo Passos. Técnico: Mazola Júnior.
AMÉRICA
Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho, Willian Maranhão; Matheusinho e Diego Ferreira; Júnior Viçosa. Te´cnico: Felipe Conceição.
Motivo: 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Estádio do Café, em Londrina
Data e horário: sexta-feira, às 20h30
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Luis Diego Nascimento Lopes (PA)