América enfrenta rival reanimado e o forte calor da capital baiana

A chegada de Adilson ao América deu novo fôlego ao time neste Campeonato Brasileiro. Não é por acaso que o aproveitamento da equipe nos sete jogos sob o comando do treinador é de 57,1% – três vitórias, três empates e uma derrota –, semelhante aos concorrentes por briga pela vaga entre os quatro primeiros. Em busca do terceiro triunfo fora de casa, o Coelho visita o Vitória neste sábado, às 16h, no Barradão, para seguir crescendo na competição e ficar sempre longe dos quatro últimos, objetivo principal da diretoria em 2018. Há 70 anos o Coelho não vence o rubro-negro em Salvador.
Uma das preocupações será o calor durante a partida, com temperatura que pode chegar aos 35 graus. Por isso, a orientação da comissão técnica é para que os jogadores se hidratem ao máximo antes, durante e depois do jogo e consumam frutas e alimentos mais leves.
“Será complicado. Temos que ter todo o cuidado. Desde o início da semana, a comissão técnica nos pediu para cuidarmos ao máximo e chegarmos bem no momento da partida. Além disso, vamos conversar com o juiz para, caso esteja com muito sol, ver se ele permite parar um pouquinho para que possamos tomar um pouco d’água”, ressalta o armador Gérson Magrão, que mais uma vez será o principal articulador de jogadas do Coelho.
O jogador de 33 anos está animado com a campanha do América na elite nacional. Ele marcou um dos gols do empate com o Flamengo por 2 a 2, no Horto, e ganhou elogios de Adilson, que o conhece bem: ambos trabalharam juntos no Cruzeiro na década passada, chegando ao vice-campeonato da Copa Libertadores de 2009.
Apesar do bom momento, Magrão avisa que o grupo tem de manter a humildade até o fim da competição: “Nós encaramos todo jogo como uma decisão. Sabemos que nosso primeiro objetivo é manter o clube na Série A, atingir os 45 pontos, nos doando ao máximo. Dessa maneira, lutaremos até o final. É claro que brigando para não cair e tendo êxito nisso, de certa forma podemos pensar em Sul-Americana. A diferença de pontos não é grande. Mas espero que o América consiga primeiro o seu objetivo e, depois, ter como pensar em Sul-Americana”.
O Coelho mais uma vez terá mudanças. Adilson Batista escalou Norberto na lateral direita e sacou Wesley do time, colocando Aderlan no meio-campo. O lateral-esquerdo Giovanni, que tem sido escalado no setor ofensivo, foi poupado devido a um desgaste na coxa direita e deve ficar no banco – ele se machucou no jogo com o Flamengo.
Vitória quer distância do Z-4
O triunfo sobre o Atlético por 1 a 0 amenizou um pouco a pressão sobre o Vitória, que luta para se distanciar da zona de rebaixamento. Mas a equipe ainda precisa melhorar a campanha como mandante para continuar subindo algumas posições – conquistou apenas 46,6% dos pontos no Barradão. Diante do Coelho, o time rubro-negro terá os retornos do zagueiro Aderlan e do atacante Erick, recuperados de lesões musculares.
VITÓRIA X AMÉRICA

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 1º de setembro
Horário: 16h
Estádio: Barradão, em Salvador
Árbitro: Luís Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Catâneo da Costa (SP)
TV: Pay per view
VITÓRIA
Ronaldo; Jeferson, Aderlan, Ramon e Benitez; Lucas Fernandes, Leo Gomes, Yago, Lucas Fernandes (Erick) e Neílton; Leo Ceará
Técnico: Paulo César Carpegiani
AMÉRICA
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Juninho, Leandro Donizete, Gerson Magrão, Aderlan e Luan; Rafael Moura
Técnico: Adilson Batista