SÉRIE B

Em confronto direto no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, Novorizontino e América empataram por 1 a 1, na noite desta sexta-feira (16/8), no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão, pela 21ª rodada da competição. Sem muita velocidade e emoção, as equipes não demonstraram muita criatividade e apresentaram futebol abaixo do esperado. Os paulistas saíram na frente com Neto Pessoa, depois Alê igualou o placar.

O empate não foi tão ruim para o Coelho, que permaneceu no G4 – está em quarto, com 34 pontos -, já que os outros adversários diretos também se enfrentaram – Vila Nova (quinto, chegou a 33) venceu o Sport (sexto, com 32). Já o Novorizontino perdeu a chance de assumir a liderança dentro de casa, mas chegou a 37 pontos e igualou o Santos, que está na ponta.

O primeiro tempo começou a todo vapor, com gol relâmpago do Novorizontino, mas logo o ritmo caiu. O América ficou com a posse de bola, mas não finalizou com perigo. Os visitantes conseguiram se impor mais no último terço do jogo – foi quando deixaram tudo igual.

A segunda etapa foi com pouca emoção. Conservadoras, as equipes não se arriscaram e mantiveram o baixo ritmo.

Próximos jogos

O Novorizontino volta a campo na terça-feira (20/8), para enfrentar o Ituano, às 19h, no Jorjão, pela 22ª rodada da Série B.

Já o América enfrenta a Chapecoense, na quarta-feira (21/8), às 19h, no Independência, pela 22ª rodada.

O jogo

Qualquer fosse os planos do América para o jogo, tudo foi por água abaixo já no primeiro minuto. O goleiro Elias errou na saída de bola e Marlon ficou com a posse. Ele acionou Neto Pessoa, pela esquerda, que estava bem posicionado e livre de marcação. O camisa 9 chutou de fora da área para balançar as redes: 1 a 0.

Os donos da casa continuaram na pressão. Após cobrança de falta de Léo Tocantins, a bola sobrou em confusão na área para Rafael Donato, que desviou para o gol. Contudo, o assistente marcou impedimento imediatamente.

O Coelho tentou se organizar e ficou com a posse de bola – no primeiro tempo teve 70% -, mas ainda assim não conseguiu produzir chances perigosas. A equipe passou muito tempo trocando passes, mas a falta de criatividade deu tom lento e não efetivo à partida.

 O alviverde teve algumas chances com Davó, que furou uma tentativa, e com Fabinho, que finalizou em cima do goleiro. O time permaneceu no campo ofensivo e já quer as jogadas trabalhadas não mudaram o placar, a solução foi mudar a estratégia: o empate saiu com lançamento. Marlon conduziu pela esquerda e cruzou na cabeça de Alê, na pequena área: 1 a 1.

Segundo tempo

A partida não ganhou tom emocionante no segundo tempo. As equipes não mudaram os comportamentos e seguiram na mesma: algumas tentativas para os dois lados, mas nada que levasse perigo para os goleiros trabalharem – o América sequer finalizou na primeira metade do tempo complementar.

Com o duelo bem travado no meio de campo, os dois times tinham as linhas defensivas bem organizadas e não conseguiram quebrar as formações para avançar. Mesmo com as mudanças, o Coelho seguiu com pouca velocidade – equipe teve demasiada paciência e não arriscou – se preocupou apenas em controlar o resultado.

Já sem tempo ou força para a criação, os times apostaram mais nos lançamentos, mas sem gerar qualquer possibilidade e souberam administrar o placar – não correram riscos. Com o empate, as equipes mantiveram as invencibilidades – Novorizontino empilhou 11 jogos sem perder, enquanto o América acumula oito partidas sem derrotas.

NOVORIZONTINO 1 X 1 AMÉRICA

Novorizontino: Jordi; Patrick, Renato Palm e Rafael Donato; Rodrigo Soares (Igor Formiga aos 29 do 2T), Eduardo (Geovane aos 44 do 2T), Marlon (Fabrício Daniel aos 29 do 2T) e Léo Tocantins (Willian Farias, no intervalo); Neto Pessoa, Waguininho e Rodolfo (Lucca aos 34 do 2T). Técnico: Eduardo Baptista

América:Elias; Mateus Henrique (Daniel Borges aos 27 do 2T), Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho, Felipe Amaral (Daniel Júnior aos 27 do 2T); Fernando Elizari (Adyson aos 37 do 2T), Fabinho (Jonathas aos 37 do 2T) e Davó (Vinicius aos 15 do 2T). Técnico: Cauan de Almeida

Gols: Neto Pessoa ao 1 do 1T, Alê aos 38 do 1T

Cartões amarelos: Mateus Henrique, Ricardo Silva, Alê (América), Léo Tocantins, Willian Farias, Rodrigo Soares, Lucca (Novorizontino)

Motivo: 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte
Data: 16/8/2024 (sexta-feira)
Horário: 21h30

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho Da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)