Executivo municipal de Contagem esteve no CT do Coelho, nesta segunda-feira (18), juntamente com o Corpo de Bombeiros
Em uma ação conjunta, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Contagem estiveram no CT Lanna Drumond, na manhã desta segunda-feira (18), para uma nova vistoria. Os militares multaram o Coelho por se negar a corrigir as irregularidades se estendem desde 2013. Já o executivo municipal deu, no dia 12 de fevereiro, 15 dias para o alviverde obter o alvará de funcionamento.
Os Bombeiros disseram que enviaram uma advertência escrita, há 6 anos, pelas irregularidades, mas o América não tomou providências. A permanência de falhas no sistema de segurança contra incêndio e pânico acabou gerando a multa, que não teve o seu valor divulgado. O clube terá 60 dias para fazer as mudanças necessárias e não ganhar novas sanções financeiras.
Já a Prefeitura fez, nesta segunda-feira (18), a sua primeira visita ao CT, pois os fiscais foram impedidos de entrar no dia 12 de fevereiro deste ano. Nessa data, por se recusar a fornecer as informações necessárias e dar acesso aos fiscais, o alviverde teve 48 horas para apresentar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o que não aconteceu. A Prefeitura deu 15 dias para o América obter o alvará, com o prazo contando a partir do dia 12 de fevereiro. Portanto, faltam apenas 10 dias. O executivo municipal informou ainda que a irregularidade do Coelho é um caso antigo. Em 2015, o clube foi notificado pela falta de alvará, mas nada fez. Em 2017, o América fez apenas uma consulta, mas não deu prosseguimento ao processo.
Para regularizar as edificações, o Coelho precisa, inicialmente, do AVCB para, em seguida, conseguir o alvará de funcionamento e o Relatório de Impacto Urbano (RIU). Na última sexta-feira (15), o alviverde admitiu as irregularidades, convidou a imprensa para conhecer as acomodações da base e revelou a mudança de 48 atletas do alojamento do clube para um hotel.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o América confirma que recebeu, nesta segunda-feira (18), no CT Lanna Drumond, a vistoria do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Prefeitura de Contagem e que “após todos os alinhamentos, o clube está empenhado em finalizar os ajustes necessários para regularização do centro de treinamentos”.
Confira a nota da Prefeitura de Contagem:
A Prefeitura de Contagem informa que uma equipe da Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, esteve na manhã desta segunda-feira (18 de fevereiro) no Centro de Treinamentos Lanna Drumond, do América Futebol Clube, localizado no bairro Tijuco, para vistoriar as instalações do local.
A Fiscalização Municipal acompanhou uma equipe do 2º Batalhão de Corpo de Bombeiros, com sede em Contagem. Como a própria diretoria do clube já admitiu, o local não possui Alvará de Licença, Localização e Funcionamento nem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação lavrou o Termo de Fiscalização, em que consta a ausência de Alvará de Licença de Localização e Funcionamento, relata que o alojamento das categorias de base estará desocupado até a conclusão do AVCB e ratifica o Termo de Fiscalização lavrado no último dia 12, que estabelece o prazo de 15 dias para obtenção do alvará. Ou seja, o América tem o prazo de 15 dias, a contar de 12 de fevereiro, para regularizar a documentação do CT.
“Nossa preocupação é garantir a segurança dos usuários e atletas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Ivayr Soalheiro, que acompanhou in loco a fiscalização nesta segunda-feira. “É um caminho que tem solução. Acredito que seja bem tranquilo para o América providenciar essa documentação”.