Em bom momento no Campeonato Brasileiro, o América busca mais um passo rumo à Copa Libertadores. Invicto há seis jogos, o Coelho recebe o Coritiba neste sábado (3), às 20h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada da Série A. Enquanto o time mineiro briga por vaga em competição internacional na próxima temporada, o Coxa tenta se afastar do risco de rebaixamento à Segunda Divisão. 

O América ocupa a nona colocação do Brasileiro, com 32 pontos. O time de Vagner Mancini está a sete pontos de distância do Athletico-PR, que completa o G6, a zona de classificação à Libertadores. Na rodada passada, o Coelho empatou com o Atlético por 1 a 1, no Independência, e continuou invicto no returno da Série A. 

No retrospecto positivo, o América colecionou quatro vitórias seguidas: sobre Atlético-GO (1 a 0), Avaí (3 a 1), Juventude (1 a 0) e Santos (1 a 0); além de empates com Athletico-PR (1 a 1) e no clássico mineiro contra o Galo.

A arrancada deixou a equipe alviverde com 2,5% de chance de voltar à Libertadores em 2023 e com 51,9% de possibilidade de vaga na Copa Sul-Americana.  O risco de rebaixamento é de 2,6%. Os cálculos são do Departamento de Matemática da UFMG.
 
No primeiro turno do Brasileiro, o Coritiba levou a melhor sobre o América por 1 a 0, no Couto Pereira, em maio. No reencontro, o Coelho tenta dar o troco e voltar a superar o Coxa depois de quatro duelos - foram três derrotas desde 2016. 

"O jejum é feito para ser quebrado. Acredito que estamos em um bom momento. Ainda não perdemos no returno. Essa confiança pode nos ajudar a quebrar esse jejum no sábado", projetou o volante americano Lucas Kal. 

Time contra o Coxa 

Para a partida deste sábado, o América deve contar com os retornos dos meio-campistas Martín Benítez e Alê. O argentino foi desfalque nos últimos dois jogos devido a desconforto muscular. Já o camisa 30 se recuperou de lesão na parte posterior da coxa direita, sofrida no empate com o Athletico-PR, pela 23ª rodada do Brasileiro.

Benítez e Alê treinaram normalmente durante a semana no CT Lanna Drumond. O goleiro reserva Jori também voltou às atividades após cinco meses de recuperação de cirurgia no joelho direito. 

Em contrapartida, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com o volante Juninho. Referência do time, o capitão do Coelho foi punido com o terceiro cartão amarelo no clássico diante do Atlético e vai cumprir suspensão automática. 

Mancini pode utilizar Alê ou Benítez para suprir a ausência de Juninho. O técnico também admitiu a possibilidade de escalar o meia-atacante Matheusinho no setor. A variação do esquema 4-3-3 para o 3-4-3 é outra opção do treinador, com a entrada de Iago Maidana na defesa. 

O adversário

O Coritiba está em 16º lugar do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. Na luta contra o rebaixamento, o Coxa tem a mesma pontuação do Cuiabá, que abre o Z4, mas leva vantagem nos critérios de desempate.

Em Belo Horizonte, os paranaenses buscam a primeira vitória fora de casa na competição - têm a pior campanha como visitante, com nove derrotas e dois empates. 

Para o confronto no Horto, o Coritiba tem o desfalque de Léo Gamalho, que já ficou de fora na vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, na rodada passada, por incômodo muscular. O centroavante é o artilheiro do time no campeonato, com sete gols.

Outras baixas são o volante Willian Farías, o zagueiro Henrique e o meia-armador Boschilia, também lesionados.  O técnico Guto Ferreira, no entanto, conta com uma novidade: o meia-atacante paraguaio Hernán Pérez  deve ser relacionado após se recuperar de problema muscular. 

América x Coritiba 

América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Ricardo Silva, Éder e Marlon; Lucas Kal, Martín Benítez (Alê) e Emmanuel Martinez; Everaldo, Felipe Azevedo e Henrique Almeida.
Técnico: Vagner Mancini. 

Coritiba
Alex Muralha; Natanael, Jhon Chancellor, Luciano Castán e Diego Porfírio; Bernardo, Bruno Gomes e Fabrício Daniel; Egídio, Alef Manga e Adrián Martínez. Técnico: Guto Ferreira. 

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 3 de setembro de 2022 (sábado), às 20h30
Local: Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA/RJ) 

Onde assistir: Premiere