A 32ª rodada não foi nada boa para o América. Os resultados do G4 não ajudaram o Coelho, que empatou com o Goiás por 1 a 1, em casa, e ficou dependendo dos adversários para se manter em sexto, com 49 pontos. Não foi o que aconteceu – a equipe caiu para sétimo e viu os rivais crescerem na luta pelo acesso.

 O alviverde foi ultrapassado pelo Ceará, que venceu o Ituano por 2 a 1 fora de casa, e viu o Mirassol vencer o Novorizontino por 1 a 0 e aumentar a vantagem na zona de classificação. A equipe mineira está a quatro pontos de distância do G4 – a seis jogos do fim do campeonato. E ainda vem pressionada pelos adversários – Ceará e Vila Nova – que também lutam pelo acesso.

O G4 está embolado. O Santos é o líder, com 56 pontos, seguido pelo Sport, também com 56. Depois aparecem Novorizontino, com 54, e Mirassol, com 53.

Com a vitória sobre o Ituano, o Ceará chegou aos 51 pontos, subiu para a quinta posição e empurrou o Vila e o América para baixo. Nesta rodada, o time goiano perdeu para o Coritiba por 3 a 0, em casa, e ficou com 49 – mas tem mais vitórias do que o alviverde mineiro (14 a 12) e por isso está em sexto lugar.

Mais distante do acesso

Com a rodada de resultados ruins, o América se vê mais distante do acesso. Além da distância de pontos, o time também fica prejudicado por causa do número de vitórias – que é inferior a dos adversários que possuem a mesma ou até mesmo daqueles de pontuação superior.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América tem 7,9% de chance de promoção à Série A. A porcentagem é significativamente inferior à probabilidade dada a Ceará (41,8%) e Vila (24,5%).

Chances de acesso

Santos – 87,5%
Sport – 83,1%
Novorizontino – 71,4%
Mirassol – 66,5%
Ceará – 41,8%
Vila Nova – 24,5%
América – 7,9%
Operário-PR – 7,4%
Coritiba – 6,1%
Amazonas – 2,9%
Goiás – 0,69%
Avaí – 0,22%

O América volta a campo para enfrentar o Operário-PR, na quarta-feira (23/10), às 21h30, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná, pela 33ª rodada da Série B.