O Atlético foi derrotado, de virada, pelo Grêmio na tarde deste domingo (17) por 3 a 1,na Arena MRV. Além do revés, o Galo ainda perdeu Cuello e Alonso, expulsos na etapa final. Ambos desfalcam o time no confronto contra o São Paulo, no próximo domingo (24), no Morumbis. Essa foi a primeira derrota do Atlético no estádio nesta edição do Brasileirão. 

O único gol do Atlético foi marcado por Scarpa, após assistência de Hulk.  O vira-vira do Tricolor foi com Edenílson, ex-Atlético, após desviar de cabeça escanteio cobrado por Marlon, ex-Cruzeiro. Ambos no primeiro tempo. 

Na segunda etapa, também em cobrança de escanteio de Marlon, os gaúchos chegaram ao segundo tento, com Balbuena.  Aos 19 minutos o Galo teve a chance de pressionar o adversário após o Grêmio ficar com um a menos em campo. Só que, 10 minutos depois, Cuello também levou o vermelho, deixando os times novamente em igualdade de atletas.

No último minuto, o Imortal fechou o placar com Aravena empurrando para as redes. Nos acréscimos, Alonso e Dodi foram expulsos, após confusão na intermediária. 

Agora, o Galo muda a chave e passa a focar no confronto contra o Godoy Cruz, pela volta das oitavas de final da Sul-Americana. A bola vai rolar na Argentina na quinta-feira (21), às 19h. Como venceu a ida por 2 a 1, o Atlético joga por um empate para avançar às quartas. 
 
O jogo

O duelo começou acelerado na Arena MRV com o Atlético partindo para cima do Grêmio. As principais oportunidades de gol vieram com Scarpa e Alexsander para o Galo. O Grêmio tentou responder com Cristian Oliveira, mas o atacante pecou no arremate final. 

A pontaria seguiu sendo o grande problema das equipes no decorrer da primeira etapa. Até que aos 37 minutos, Scarpa acertou o ângulo direito de Tiago Volpi em uma pancada de fora da área. O golaço começou com uma cobrança ensaiada de falta. Hulk rolou para o meia que, de primeira, mandou a redondinha para as redes. 

Aos 42, o Tricolor Gaúcho teve uma baixa na equipe após Villasanti deixar o gramado de maca com dores no joelho esquerdo. O jogador passará por exames para identificar a gravidade da lesão. 

Dois minutos após a troca, o Grêmio chegou ao empate com direito a “lei do ex”. Marlon cobrou escanteio pela esquerda e Edenilson, na grande área, venceu a marcação de Arana e mandou a bola no canto direito baixo de Everson, no último grande lance da primeira etapa. 

Na volta para o segundo tempo, o Tricolor Gaúcho chegou a virada aos 12 minutos, novamente após cobrança de escanteio de Marlon. Ao tentar cortar o perigo, Alonso deixou a bola livre na pequena área para Balbuena, atento ao lance, mandar para o fundo do gol. Logo após o tento, o técnico Cuca mandou Rony a campo no lugar de Reinier.

Aos 19, o atacante Carlos Vinicius foi expulso após o árbitro Alex Gomes Stefano entender que ele deu uma cotovelada no zagueiro Ivan Román. Com um a mais e atrás no placar, Cuca sacou o lateral-direito Natanael e mandou o atacante Biel para o jogo. 

Aos 29 foi a vez do Grêmio pedir a expulsão de Cuello após pisão em Riquelme, que havia entrado no lugar de Alysson. Em campo, o árbitro aplicou o amarelo, porém, após revisar a imagem no VAR, mudou a cor do cartão e expulsou o atacante alvinegro do jogo. 

Para tentar buscar o empate, Cuca colocou o time para frente sacando Iván Román para o lugar de Junior Santos e Igor Gomes entrando no lugar de Alexsander. Mas foi o Tricolor Gaúcho que chegou ao gol, ampliando o placar em 3 a 1. A trama contou André e Aravena, que entraram no decorrer do segundo tempo. André rolou para a Aravena que só teve o trabalho de empurrar para as redes, dando números finais ao duelo. Nos acréscimos Junior Alonso e Dodi foram expulsos após confusão entre eles. 

Ficha Técnica

Atlético 1x3 Grêmio

Atlético:Everson; Natanael (Biel), Ivan Román (Júnior Santos), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes), Gustavo Scarpa e Reinier (Rony); Cuello, e Hulk. Técnico: Cuca

Grêmio:Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemann e Marlon; Villasanti (Dodi), Cuéllar (Alex Santana) e Edenilson (Aravena); Cristian Oliveira (André), Alysson (Riquelme) e Carlos Vinicius. Técnico: Mano Menezes

Motivo: 3ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 25 de janeiro de 2025 (sábado)
Local: Mineirão, Belo Horizonte - MG

Arbitragem: Alex Gomes Stefano, auxiliado pelos conterrâneos Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
VAR: Caio Max Augusto Vieira
Cartão Vermelho: Cuello, Junior Alonso (Atlético); Carlos Vinícius, Dodi (Grêmio)
Cartões Amarelos: Reinier, Hulk (Atlético); Carlos Vinícius, André (Grêmio)
Gols: Gustavo Scarpa, aos 37’, 1º tempo (Atlético); Edenílson, aos 44’, 1º tempo; Balbuena, aos 12’; Aravena, aos 44', 2º tempo (Grêmio).