No comando técnico do América há apenas duas semanas, Adílson Batista apresenta números expressivos no clube. Se o Coelho vencer o Bahia no próximo sábado, o treinador chegará a sua terceira vitória em quatro jogos no Campeonato Brasileiro, mas este já é o melhor começo de trabalho de um treinador no clube em jogos da Série A no sistema de pontos corridos. Em 2011, com Mauro Fernandes, foram uma vitória, um empate e duas derrotas nos três primeiros jogos. Em 2016, com Givanildo Oliveira, o time alviverde empatou dois jogos e perdeu dois.
Apresentado no dia 24 de julho, o treinador comandou o Coelho em três partidas pelo Campeonato Brasileiro e obteve um aproveitamento de 77,7%, com duas vitórias (sobre Santos e Internacional) e um empate (com o Palmeiras). Com sete pontos conquistados de nove disputados, Adílson Batista ainda não teve muita oportunidade para implantar seu estilo de trabalho, mas, na base das conversas e orientando o posicionamento, ele vem conseguindo encontrar um equilíbrio entre a defesa e o ataque, com o time mais compacto na marcação, buscando surpreender nos contra-ataques.
Outros clubes. Os números de Adílson Batista foram expressivos também em seu último trabalho como treinador, no Joinville. Em 2015, ele comandou a equipe catarinense no Campeonato Brasileiro e nos seus três primeiros jogos conseguiu uma vitória e sofreu duas derrotas. Um dos melhores desempenhos de Adílson Batista como técnico foi no Cruzeiro, no qual trabalhou pela primeira vez em 2008.
Naquela oportunidade, o Cruzeiro de Adílson Batista venceu o Uberaba por 4 a 0, pelo Campeonato Mineiro, e bateu o Cerro Porteño por 3 a 1 e por 3 a 2, na disputa da fase preliminar da Copa Libertadores da América. O comandante também teve bom início em sua passagem pelo Corinthians em 2010. No Timão, em seus primeiros jogos, a equipe paulista venceu Palmeiras, Avaí e São Paulo.