Com a definição das 16 seleções classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo foi possível analisar quem teve o melhor desempenho na fase de grupos, pelo menos no que se remete aos fornecedores de material esportivo. Com oito seleções estampando sua marca, a alemã Adidas foi a grande vencedora, seguida pela americana Nike, que teve cinco. Completam a lista a também alemã Puma, com duas seleções, e a Hummel, com uma.
A Adidas vai fortre para tentar o tricampeonato, já que patrocinou a Espanha (2010) e Alemanha (2014), enquanto a Puma quer repetir o título que veio com a Itália (2006). A última conquista da Nike foi com a seleção brasileira, em 2002.
Os atuais candidatos da Adidas são Rússia, Espanha, Argentina, México, Suécia, Bélgica, Colômbia e Japão. A Nike tem Portugal, França, Croácia, Brasil e Inglaterra. Uruguai e Suíça representam a Puma, enquanto a Dinamarca prestigia a Hummel, empresa do país.
Ao todo, a Adidas chegou ao Mundial estampando suas três listras em 12 seleções, a Nike em dez, a Puma em quatro, a New Balance em duas, enquanto Hummel, Umbro, Errea e Uhlsport patrocinaram uma seleção, cada.