Quem passa pelo Viaduto Santa Tereza já consegue ter uma ideia de como será a decoração da capital para a Festa da Luz. Estruturas cenográficas e instalações artísticas começaram a ser montadas no local, um dos principais pontos da programação da quinta edição do festival, que ocupará o hipercentro de Belo Horizonte entre quinta-feira (25) e domingo (28).

O viaduto, tradicional palco de manifestações culturais da capital, será novamente um dos espaços centrais do evento. Neste ano, o local recebe parte das esculturas infláveis monumentais da instalação “Filhos do Sopro”, da artista brasileira-mexicana Fefê Talavera, além de uma intervenção na pista de skate assinada por Rafael RG em parceria com o MIR Estúdio.

As obras integram um circuito que vai ocupar ruas, praças, edifícios e monumentos da região central da cidade com experiências que combinam arte, luz e tecnologia. A expectativa é que milhares de pessoas acompanhem gratuitamente a programação ao longo dos quatro dias de evento.


Programação destaca conexões da América Latina
Com o tema “O Brasil é América Latina”, a edição deste ano propõe reflexões sobre as conexões culturais e históricas entre o país e os demais territórios latino-americanos. Ao todo, serão 12 instalações espalhadas pelo centro da capital, além de mostra de videomapping, apresentações musicais, performances e debates.

A ocupação do Viaduto Santa Tereza também inclui atrações já tradicionais no espaço. Na sexta-feira (26), o Duelo de MCs retorna ao local com batalhas de rima, graffiti e show do rapper Max B.O. Já o projeto Rádio Améfrica levará DJs e artistas ao Baixio do Viaduto em diferentes dias da programação.

Além do Viaduto Santa Tereza, a Festa da Luz terá atividades na Praça da Estação, Rua Sapucaí, Parque Municipal, Praça Rui Barbosa, Museu de Artes e Ofícios e outros pontos do hipercentro de Belo Horizonte.

A programação será realizada diariamente das 18h às 23h, com acesso totalmente gratuito. Segundo a organização, a proposta é transformar temporariamente a paisagem urbana da capital em uma grande galeria de arte a céu aberto, reunindo artistas brasileiros e de outros países da América Latina.