Point boêmio de Belo Horizonte, recheada de bares e restaurantes, a rua Sapucaí, no bairro Floresta, na região Leste da capital, será fechada aos domingos para "abrir caminho" para atividades de lazer, cultura e gastronomia. A interdição da rua está prevista em despacho assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) na manhã desta segunda-feira (6). 

De acordo com a prefeitura de BH, o documento entra em vigor nesta semana e a interdição da via para transformação em corredor cultural e gastronômico já ocorre no próximo domingo (12). O local será fechado com gradis e terá restrição total do acesso de veículos - permitindo, apenas, tráfego dos carros de moradores até as garagens. 

A medida está prevista no programa "Centro de Todo Mundo" anunciado pela PBH nesta segunda. O projeto é dividido em dez eixos, com dezenas de intervenções, que tem o objetivo de qualificar a região central da capital, aumentando oportunidades de moradia, trabalho e lazer. 

Polêmica antiga 
A proposta de fechamento do trânsito na Sapucaí para fortalecer o polo cultural e gastronômico é antiga e divide opiniões entre quem vive na região. Dentre as principais reclamações dos moradores estão sujeira, barulho, insegurança e dificuldades para mobilidade. 

O Hoje em Dia tentou contato com alguns estabelecimentos da região, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com a Associação de Moradores do Floresta e aguarda retorno.