Espetáculo reúne danças e músicas do país
As ligações entre Brasil e Itália vêm de longe e datam desde a imigração que teve como ápice o período compreendido entre 1880 e 1930. Um dos pontos de encontro dos dois povos sempre foi a música, que o diga as canções icônicas do paulistano Adoniran Barbosa. Agora, a Orchestra Populare Italiana traz ao Brasil o espetáculo “Taranta D’Amore”, com um repertório que abarca os maiores sucessos da canção folclórica do país. O show integra a programação de eventos promovidos pelo Consulado da Itália em ocasião da XVIII Settimana della Lingua Italiana nel Mondo.
“O substrato da canção brasileira e italiana é o mesmo, ambas têm a presença da tradição mediterrânea, com músicas do Norte da África e da península ibérica”, afiança a assessora Giusi Zamana, que acompanha a trupe em BH. “É uma releitura contemporânea de canções folclóricas”, diz Giusi.
O grupo é regido por Ambrogio Sparagna, que fundou a orquestra em 2007 no Auditorium Parco della Musica, nascido como um grande projeto de requalificação de uma área urbana de Roma e que hoje compreende diversas atividades culturais, como teatro, dança, música e literatura.
Agenda
“Taranta D’Amore”, com a Orchestra Populare Italiana, terça (16), às 20h30, no Minas Tênis Clube (r. da Bahia, 2.244, Lourdes). Ingressos a R$ 20 (inteira).