O mês dedicado às mulheres está chegando ao fim, mas ainda há muitas atrações especialmente pensadas para elas, e para todos os públicos em Belo Horizonte. Confira esta seleção com 10 eventos de graça na capital neste fim de semana:

Exposição 'Psiu, Aqui Tem Poesia: Revistas e Jornais no Tempo'
Imagine ter acesso a raridades literárias que possibilitam uma viagem no tempo? Essa é a proposta da exposição “Psiu, Aqui Tem Poesia: Revistas e Jornais no Tempo”, que fica disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 12 de maio, na Biblioteca Pública Estadual (praça da Liberdade, 21, 3º andar), no Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A mostra traz 30 peças selecionadas de personalidades da poesia brasileira, publicadas na imprensa mineira, incluindo trabalhos de autores como Manuel Bandeira, Hélio Pellegrino, Olavo Bilac e Carlos Drummond de Andrade. Entre os trabalhos, há jornais, revistas e recortes.

Mostra ‘A Mulher da Luz Própria’
Pela primeira vez, todos os filmes dirigidos por Helena Ignez, um dos nomes mais revolucionários do cinema brasileiro, serão exibidos em uma única mostra, acompanhados por obras em que ela atuou e títulos que marcaram sua trajetória. A exposição “A Mulher da Luz Própria” fica em cartaz até 4 de abril no cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244, 5º andar, Lourdes). No dia 2 de abril, a própria Helena participará de uma mesa-redonda, às 20h30, sobre a história do cinema brasileiro. Os ingressos são gratuitos, com distribuição presencial uma hora antes da sessão. A programação completa pode ser vista aqui.

Show com Augusta Barna 
Para encerrar o mês dedicado às mulheres, a cantora e compositora Augusta Barna apresenta “Na Miúda”, seu trabalho composto por músicas de hip-hop, samba e MPB no Teatro Francisco Nunes (av. Afonso Pena, 1.321, centro), no domingo (30), às 11h. Os ingressos precisam ser retirados gratuitamente no Sympla.

Projeto “Giro: Sons que Conectam”
Janamô, Michelle Oliveira e Júlia Deodora apresentam música brasileira no “Giro: Sons que Conectam”, no domingo (30), às 16h, no Centro Cultural Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários). A iniciativa foi criada com participantes de todas as regionais de BH e de cidades da região metropolitana. 

Brasil pela lente do espanhol
A exposição “Maravilha”, do fotógrafo espanhol Juan Manuel Bonet, faz um percurso visual e arquitetônico por quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. As imagens do artista convidam o espectador a visualizar o Brasil contemporâneo a partir de novos ângulos. A exposição pode ser vista de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h, até 13 de maio, na Casa do Baile (av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha).

Reflexão sobre apagamento
O artista, ensaísta e escritor Nuno Ramos apresenta sua produção mais recente: “Los Pasos Perdidos”, que trata sobre apagamento e memória, na Albuquerque Contemporânea Galeria de Arte (rua Antônio de Albuquerque, 885, Savassi). A mostra, aberta de segunda a sexta das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h30, traz uma série de sete pinturas, desenhos (tinta sobre papel) e instalações produzidas por Nuno.

Revolucionários brasileiros
Em uma mistura de teatro, interatividade e jogo, a Cia. Candongas apresenta “Uiraçu”, que transforma o público em uma parte ativa da história, que pode intervir e mudar os rumos da história. A peça, que homenageia revolucionários brasileiros, como Zuzu Angel e o Profeta Gentileza, pode ser vista na Funarte-MG (rua Januária, 68, centro), sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, até o dia 30. Os ingressos devem ser retirados no Sympla.

Visita ao Inhotim
No domingo (30), como em todo último domingo do mês, o acesso ao Inhotim, um dos principais destinos culturais e turísticos do Brasil, situado em Brumadinho, é gratuito. Para ter acesso, é preciso retirar o convite grátis no Sympla com antecedência.

Mostra 'Clássicas: Insubmissas Mulheres de Cinema'
Ao longo de décadas, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, centro) valoriza as mulheres no cinema. Assim, a mostra “Clássicas: Mulheres na Direção”, que ocorre sempre em março, mês do Dia Internacional da Mulher, já se tornou uma tradição da programação do cinema – e, neste ano, chega à quinta edição. Desta vez, intitulada “Clássicas: Insubmissas Mulheres de Cinema”, a mostra acontece até o dia 3 de abril e terá sessões que vão destacar a perspectiva de 30 renomadas diretoras. Retirada de ingressos a partir de meia hora antes de cada sessão na bilheteria.

Exposição 'Um Escultor de Significados'
O cotidiano do brasileiro comum ganha protagonismo na exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”, que estreou no CCBB BH (praça da Liberdade, 450) e vai até o dia 2 de junho. Com curadoria da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, a mostra reúne cerca de 40 esculturas em bronze que exaltam cenas do dia a dia, abordando questões de classe, identidade e raça. Ingressos no site do CCBB e na bilheteria.