Respeitável público, o Instituto Cultural CircoLar levará o 1º Cine CircoLar para a periferia da cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento reúne a magia do circo tradicional com o encanto do cinema e será realizado no dia 14 de setembro, na Praça do Coreto (rua VC-1, s/n, Nova Contagem), das 14h às 20h. O público poderá desfrutar de uma programação diversificada, que inclui a exibição de filmes, apresentações circenses e, claro, pipoca e algodão doce. A entrada é gratuita.

O Instituto Cultural CircoLar, entidade sem fins lucrativos que desde 2018 promove o acesso à cultura, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas por meio da prática circense, principalmente em regiões periféricas, além de contribuir significativamente no fortalecimento da cadeia artística de Minas Gerais, formando artistas e catapultando talentos para o mundo.

“Estamos animados demais! Levar para a principal praça de Nova Contagem cinema e circo vai ser uma combinação maravilhosa! Além de seguirmos firmes no pilar da geração de renda local. Durante o processo de seleção de artistas para integrar o line-up do evento, nós estabelecemos conexões e descobrimos pessoas com potencial para integrar o nosso processo de formação profissional em artes circenses”, afirma Deisy Castro, presidente do Instituto, frisando o compromisso social e formativo da instituição. 

Com exibições cuidadosamente curadas por Nayara Camargos, formada em cinema e artista circense, e com contribuições de Cristiane Faria, que é mestre em design, cultura e sociedade com pesquisa em cinema de animação, o Cine CircoLar levará para uma área aberta as obras “Viagem na Chuva”, de Wesley Rodrigues; “Remoto Controle”, de Julia Berardo; “Dumbo”, de Tim Burton; e “Dulce”, de Lucélia Benvinda. Cada filme traz uma perspectiva distinta e envolvente sobre o circo, proporcionando momentos de reflexão e entretenimento.

“Escolhemos ‘Dumbo’ por ser um filme que se passa dentro do circo. Trata-se de uma ficção, mas que aborda temáticas importantes sobre acreditar em si mesmo. Já os curtas foram escolhidos também pela abordagem do tema circo e por resgatar a memória de uma artista importante para Contagem, como é o caso de ‘Dulce’. E a expectativa, agora, é que toda comunidade se envolva com a proposta e aproveitem”, conta Nayara Camargos.

Circo o tempo todo
Além das exibições, o Cine CircoLar contará com apresentações artísticas entre um filme e outro, mantendo a magia do circo viva durante todo o evento. O público poderá se encantar com as apresentações de Thiago Henrique Vieira, com o número de contorcionismo “Renascimento”; de Marcelo Ramos Venâncio, com um monociclo imponente de dois metros de altura batizado de “Subi na Vida”; e da Cia. Barnabô, com o espetáculo “Allegro Andante”, que promete arrancar sorrisos, aplausos e gerar surpresa. A coordenação do projeto é de Lucas Castro, a produção geral de Deisy Castro, e produção executiva de produção de Kênia Silva.

O Cine CircoLar é realizado por meio do Edital Paulo Gustavo: Fomento ao Audiovisual e é idealizado pelo Instituto Cultural CircoLar, que é formado por artistas, produtores e mobilizadores do universo das artes. A instituição promove atividades culturais e sociais, respeitando e celebrando as tradições circenses.

Cine CircoLar

Sábado - 14 de setembro, das 14h às 20h
Praça do Coreto (Rua VC-1, s/n, Nova Contagem)
Gratuito