A programação do fim de semana está cheia de atividades para ninguém ficar parado, e Belo Horizonte tem atrações para todas as idades. No sábado de primavera tem evento para idosos de divertirem e dançarem. Domingo tem brincadeira ao ar livre para crianças em quatro pontos da cidade. Em Lamim, na Zona da Mata, tem cavalhada hoje e amanhã para resgatar costumes do município, que fica a 150 quilômetros da capital. Confira essas e outras atrações:
Terceira idade tem seu dia de parque
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de BH, tem atração para todas as idades, incluindo a chamada “geração prateada”. Oficinas, caminhada, apresentações culturais e feirinha, proporcionam um novo olhar sobre os idosos, que serão não só espectadores, mas atores principais das atividades. O Encontro Longeviver ocorre hoje e amanhã das 10h às 16h, no Largo do Teatro. O intuito é valorizar a autonomia da pessoa idosa, com proposta de auxiliar na transformação de sua autopercepção em relação às possibilidades de socialização e fruição na cidade.
A Itália (também) é aqui
Um circuito para transformar a capital mineira em um pedacinho da Itália. Hoje, a partir das 8h15, tem contação de histórias, teatro de arena, intervenções artísticas e a inauguração da mostra de marionetes do Giramundo, em comemoração à Semana da Língua Italiana no mundo. As atrações, gratuitas e abertas ao público, são no Centro Cultural Fundação Torino, na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, Bairro Belvedere, Região Centro-Sul da capital. O encerramento do circuito é com o Atentado Poético, uma intervenção cenopoética, com apresentações dos alunos em italiano, inglês, espanhol e português, na Livraria da Rua, na Savassi, a partir das 12h.
Resgate das cruzadas
A tradicional celebração portuguesa que teve origem nos torneios medievais promete voltar com tudo à cidade de Lamim, na Zona da Mata, a 150 quilômetros da capital. Hoje e amanhã, o município resgata dias de encenação das batalhas entre mouros e cristãos. Moradores e turistas poderão reviver a atração, ocorrida na última vez em 1953, quando a princesa da cavalhada, Cecília Nogueira de Assis, estava com 6 anos de idade, e só se recorda hoje do receio que teve “cair da garupa do cavalo”.
E amanhã, também
Juventude para a vida toda
Atividades culturais, esportivas, lazer, saúde, introdução a novas tecnologias, moda e beleza, gastronomia e saúde, tudo isso em um só evento voltado para os idosos. O Integração Primaveras promete uma troca de experiências e, por esse motivo, o evento, totalmente gratuito, está aberto para receber pessoas de todas as idades, das 9h às 18h, na Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua Alagoas e a Praça da Savassi, na Região Centro-Sul de BH. Entre as atrações, bandas e DJ’s, atividades artísticas e culturais de dança e arte circense. O evento ainda oferece desfile de moda, salão de beleza e cuidados com o corpo e a aparência, espaço gastronômico e espaço kids.
BH tem yoga até no asfalto
Uma aula de ioga para começar o dia na base do relaxamento é a primeira atração neste domingo do programa BH é da Gente na Savassi. A partir das 8h, o grupo Yoga no Asfalto faz uma prática coletiva aberta à população, com o intuito de diminuir o estresse e a correria do dia a dia. É só levar um tapete, toalha ou canga para maior conforto durante a atividade. Ainda na Savassi, espaço para a criançada e a família se divertirem com brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, pintura facial, corda, arcos, amarelinha e peteca. A programação vai até as 13h, nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. Diversão também no BH é da Gente – Araribá, na Pedreira Prado Lopes, com show de MPB e brinquedos infláveis; Pampulha, com práticas esportivas; e Silva Lobo, com oficina de circo.
Samba é a nossa cara
O samba de roda é o primeiro estilo musical brasileiro registrado como patrimônio cultural imaterial pela Unesco. É nesse ritmo que, acompanhado pelo monjolo e pela cabula, ritmos trazidos pelos africanos em seus navios negreiros, o espetáculo Monjolo Encabulado: samba de roda com o grupo Olubatá Percussão Étnica pretende levar ao público todo o colorido e alegria da manifestação popular, referência obrigatória para os aadmiradores do samba. O repertório do espetáculo é composto por várias cantigas reunidas pelo diretor do grupo, o cantor e percussionista Obaoyo. A atração gratuita ocorre às 16h, no Parque Roberto Burle Marx, na Avenida Ximango, 809, Flávio Marques Lisboa, Região do Barreiro.