Escute o áudio da matériaA histórica cidade de Tiradentes (MG) volta a ser palco de uma das mais intensas celebrações da cultura gastronômica brasileira: o Festival Caminhos de Fogo, que chega à sua quarta edição no sábado (3). O evento acontece no Santíssimo Resort, com open food, open bar, experiências culturais e uma programação musical. 

Como o nome antecipa, o evento é uma ode ao elemento que transformou a cozinha: o fogo. Com curadoria dedicada à diversidade de técnicas, sabores e territórios, o encontro se consolida como um dos principais do gênero no país, reunindo mais de 25 chefs renomados de várias partes do Brasil para explorar a gastronomia na brasa em suas múltiplas expressões.

Entre os destaques deste ano, o público poderá saborear a delicada ventrecha de pirarucu em moquém indígena, assinada por Edvaldo Caribé (PA); a suculenta porqueta italiana de Jimmy Ogro (RJ); o hambúrguer premiado de Fih Fernandes (SP), que conquistou o título de terceiro melhor do mundo; e o autêntico arroz caldoso com galinha-da-angola na brasa, criação do tradicional restaurante Tragaluz, ícone da culinária tiradentina.

A pluralidade de sabores se estende com nomes como Chico Mancuso (Rincón Escondido), Cristóvão Laruça (Turi e Caravela – BH), Júlia Carvalho, referência no churrasco competitivo, Beethoven Picuí (PB), especialista em cortes regionais, como a carne de sol, Paula Labaki, Priscila Deus, Marcos Livi, Lucas Corazza, entre muitos outros. Serão mais de 25 estações gastronômicas, com preparos que exploram cortes bovinos, suínos, pescados, proteínas exóticas e criações autorais.

De São Paulo, a chef Priscila de Deus retorna ao Caminhos de Fogo pela terceira vez. “É sempre uma alegria participar”, diz ela, destacando a atmosfera única do festival. Conhecida no universo do fogo como “Cordeiro de Deus”, Priscila leva este ano à parrilla um tibone de cordeiro com inspiração no curry indiano, mas reinterpretado com ingredientes amazônicos, incluindo pimentas indígenas e especiarias brasileiras. Para ela, o churrasco vai além da carne na grelha – é também uma forma de contar histórias, valorizar culturas e provocar os sentidos. “A seleção musical, os chefs, o ambiente... tudo contribui para fazer do Caminhos de Fogo uma experiência inesquecível”, afirma.

Além das delícias servidas diretamente na brasa, o festival propõe uma vivência cultural e sensorial em torno do fogo como linguagem ancestral que une tradição e inovação. Além da experiência principal, o Caminhos de Fogo amplia seu impacto com os projetos Caminhos Solidários, que acontecem nos dias 4 e 5 de maio. No domingo, um almoço popular acessível será oferecido à comunidade de Tiradentes, e, na segunda-feira, alunos da rede pública local terão uma vivência com um chef convidado em uma ação formativa.

Caminhos de Fogo 2025

Data: 3 de maio de 2025
Local: Santíssimo Resort – Rua dos Inconfidentes, 140 – Centro Histórico, Tiradentes (MG)
Mais informações: @caminhosdefogo