O Brasil vai leiloar, ainda em 2018, 75 projetos de infraestrutura nos mais variados setores da economia nacional e um dos focos dessas oportunidades são os investidores estrangeiros. Para alavancar a atratividade desse investimento no mercado internacional, a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram, na manhã de sexta-feira, 02 de fevereiro, na sede da Agência, em Brasília, um acordo de cooperação técnica.

A assinatura vem para formalizar uma atuação conjunta que já realizou ações em 14 países e mobilizou um público de 700 pessoas, o que ajudou a divulgar leilões já realizados na área de infraestrutura. Como resultado tangível das ações, é possível citar empresas que participaram de ações da Apex-Brasil e PPI e que foram vencedoras de leilões realizados no último ano: a alemã Fraport Airport (concessionária dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre); a suíça Zurich Airport (concessionária do aeroporto de Florianópolis); a italiana Enel (concessionária da usina hidrelétrica de Volta Grande) e a chinesa SPIC (concessionária da usina hidrelétrica de São Simão). Essas 4 empresas totalizam mais de R$ 20 bilhões de ingresso de recursos no Brasil (considerando valores de outorga e investimentos).

“PPI e Apex-Brasil estabeleceram uma parceria muito produtiva, que está sendo consolidada com essa assinatura. Fizemos ao contrário: realizamos muitas ações, apresentamos resultados e agora assinamos a parceria”, destacou o presidente da Agência, Roberto Jaguaribe. Ele acrescentou que, para 2018, há um extenso cronograma de ações internacionais e que a ação coordenada com a secretaria do PPI amplia a visibilidade externa das oportunidades existentes no Brasil. A próxima ação da parceria é um Seminário de Atração de Investimentos no dia 08 de março, em Nova York (EUA).

Secretário-especial da PPI, Adalberto Vasconcelos avalia que a crise pela qual o país passou afastou os grandes players nacionais na área de infraestrutura e que, por isso, criar um ambiente de negócios adequado e seguro para atores internacionais é fundamental para avançar com os projetos de infraestrutura que são cruciais para o desenvolvimento brasileiro. “A expertise da Apex-Brasil é fundamental para acessar e sensibilizar investidores estrangeiros estratégicos. Neste ano teremos várias ações internacionais ainda no primeiro semestre, e acreditamos que os passos dados até agora mostram que conseguimos desenvolver um clima transparente, previsível e com segurança jurídica capaz de atrair esses investimentos para o país”, destacou Vasconcelos.

MEMÓRIA

O PPI é a principal iniciativa do Governo Federal para atração de investimentos para projetos de infraestrutura. Foram considerados como prioritários 145 projetos com previsão de R$ 275 bilhões em investimentos. Ao todo, 70 empreendimentos já foram concedidos desde o início do programa. Em 2017 foram realizadas diversas atividades em parceria entre PPI e Apex-Brasil: rodadas de reuniões durante o Brasil Investment Forum (BIF); reuniões durante o encontro dos BRICS, em Pequim; seminários e reuniões em Xangai, Hong Kong e Singapura para atração de investimentos para portos brasileiros; reuniões com investidores em diversos países do Oriente Médio e um seminário, seguido de reuniões, na Alemanha.