O que você precisa saber para bloquear ligações de telemarketing


Cansado de receber chamadas indesejadas de empresas de telemarketing de operadoras de telefonia e de TV a cabo? Então, a hora de se livrar dessas ligações é agora! Melhor dizendo, a partir desta terça-feira (16), quando se completa o último dia do o prazo para que as empresas de telefonia criem a lista nacional de bloqueio de telemarketing.

Se você quer bloquear ligações de telemarketing de seu celular de uma vez por todas, veja abaixo tudo o que você precisa saber. Vale destacar, porém, que a lista não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos. 

1. Faça um cadastro no site Não me Pertube

O site naomepertube.com.br estará disponível para navegação a partir desta terça-feira. Quando o portal estiver disponível, o consumidor poderá acessá-lo e incluir o CPF da linha ou das linhas para as quais não deseja mais receber ligações. Por enquanto, ao clicar nele, é possível ver apenas a mensagem: AGUARDE 16/07/2019

2. Informe as operadoras indesejadas

Em seguida, o consumidor deve informar quais são as operadoras de telefonia fixa e móvel, de TV a cabo e de internet indesejadas, ou seja, aquelas que ele não quer mais receber as ligações. Estão na listas as empresas Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky.

3. Aguardar 30 dias

Depois de fazer o processo, não será imediato o bloqueio de ligações de telemarketing. Isso porque as empresas cadastradas na lista têm um prazo de até 30 dias para efetivarem a opção escolhida pelo consumidor. Caso não respeitem a lista, elas poderão receber multas que podem chegar até os R$ 50 milhões, segundo o site Techmundo.

4.  Continuo recebendo chamadas, e agora?

Mesmo após os 30 dias o consumidor que continuas a receber camadas deve procurar pelo Procon de sua cidade e informar datas e horários das chamadas para serem analisados pelos órgãos e para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Ainda ficou com dúvidas? Então, confira mais informações abaixo:

O Procon já tem uma lista de bloqueio de ligações de telemarketing. Qual é a diferença?

A diferença está na abrangência. Enquanto o cadastro da Anatel é mais abrangente em termos geográficos, já que se trata de uma lista nacional (e o Procon atua na esfera estadual), o cadastro do Procon é mais abrangente na gama de empresas, pois bloqueia ligações de telemarketing de todas as companhias, e não somente as de telecomunicações.

Não seria melhor criar uma lista de bloqueio nacional que atinja todas as empresas?

O presidente da Anatel disse, em nota divulgada em junho, que a agência estudará soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema das ligações indesejadas vindas de outros setores. Mas, apesar de 90% dos brasileiros terem recebido ligações indesejadas de telemarketing, somente 36,8% tentaram bloquear o número e só 11,2% procuraram serviços de proteção do consumidor, de acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. (Com Estadão Conteúdo)