Neste fim de semana (8 e 9), acontece, em Ipatinga, na região do Vale do Aço, a segunda edição da Feira do Doce Mineiro. O evento, promovido pela Casa Cult, contará com a presença de 20 expositores provenientes de várias regiões do Estado. A expectativa é reunir 10 mil pessoas na praça Daniel Campos Rabelo, no tradicional bairro Cariru.
O foco da vez é o doce de leite. Isabella Ribeiro, coordenadora geral da Casa Cult e uma das organizadoras da Feira, explica a escolha do protagonista pela ampla gama de produtores em Minas que se dedicam a este sabor e também pela alta qualidade dos produtos. Algumas das cidades representadas são Araxá, São Tiago, Pouso Alegre, São Bartolomeu, Sabará e Carmópolis de Minas.
Isabella reforça ainda o “caráter democrático” do evento, que contempla desde exportadores, até agricultores familiares, todos com participação gratuita. Um deles é João Ramalho, de Ipatinga, produtor de doce de leite em barra, que conta com o auxílio de familiares nos negócios.
Glaucio Peron, de Poços de Caldas, também estará presente com a receita de abóbora com coco, já premiada como o melhor doce de fruta do Brasil, no antigo Festival Nacional de Gastronomia Rural, que costumava ocorrer no Sul de Minas. Sua família é especializada em formatos gigantes e entrou no Guinness World Records, em 2015, com uma peça de 551 kg. Recorde novamente quebrado pela empresa familiar, em 2017, com uma guloseima de 633 kg.
Doce de Leite é a estrela do festival
Para a Feira do Doce Mineiro, o produtor de Poços de Caldas revelou que levará uma iguaria com 100 kg. Na avaliação de Glaucio, que participou da primeira edição, eventos como esse são mais do que importantes para o segmento. “Para mim, a Feira é como o embrião do nosso movimento de produtores artesanais de doces em Minas Gerais”, justifica.
Em 2017, os 200 kg de doces que Peron levou à Ipatinga se esgotaram em três horas de evento. Neste ano, ele pretende levar outros sabores e maiores quantidades para não ficar em falta com a freguesia. João revela a mesma preocupação, motivo pelo qual vem formando estoque há algumas semanas. Neste ano, a organização espera gerar R$ 300 mil em receita.
A Feira conta ainda com atrações musicais, espaço kids e preparo de pratos ao vivo por seis chefs, três a cada dia de evento.
SERVIÇO
Feira do Doce Mineiro
Data: Sábado e domingo, 8 e 9 de setembro
Horário: Sábado, das 14h às 21h; domingo, das 9h às 18h
Endereço: Praça Daniel Campos Rabelo - bairro Cariru, Ipatinga (MG)
Fan page: @feiradodocemineiro
Instagram: @feiradodocemineiro
Site: www.feiradodocemineiro.com.br