*Sérgio Marchetti(convidado)
Não sei se vocês sabem, caros leitores (acho que não), que sou membro/consultor do Instituto Movimento pela Felicidade e Bem-Estar. A essência do nosso trabalho é cuidar do bem-estar e da felicidade dos seres humanos (programas como: cidades felizes, organizações felizes, pessoas felizes), estejam eles nas empresas ou em suas casas. E creiam, tudo com base em estudos e comprovações científicas.
Mas não é novidade dizer que doenças psicossomáticas são o mal do século.
Em 2024, no Brasil, houve um número recorde de quase meio milhão de afastamentos, com um aumento de 68% em relação ao ano anterior. Os afastamentos por transtornos de ansiedade e episódios depressivos foram os que mais cresceram em uma década, com um aumento de mais de 400% para o fator ansiedade.
Globalmente mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão, mais de 260 milhões vivem transtornos de ansiedade e muitos outros milhões sofrem com os dois. O Brasil tem a maior incidência de depressão da América Latina. Entre 2022 e 2024, os afastamentos do trabalho por saúde mental aumentaram em 134%.
O mesmo relatório aponta que pessoas com condições severas de saúde mental morrem em média de 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis.
Diante desse quadro preocupante, em maio de 2026, entrarão em vigor novas exigências legais da norma regulamentadora Nº1 (NR-1) pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tornou a saúde mental uma responsabilidade legal das empresas. O não cumprimento acarretará pesadas multas a quaisquer organizações que não proporcionarem um ambiente saudável a seus servidores. E o que tem a ver a felicidade com doenças psicossomáticas? Talvez a falta da felicidade, sim, tenha ligação direta com tantas doenças mentais.
Não temos uma fórmula mágica para gerar felicidade, mas indicamos caminhos seguros para a obtenção de um estado de espírito mais leve, independentemente dos obstáculos e dos eventuais percalços da vida.
Enfim, estamos trabalhando (palestras, mentorias, consultorias) para proteger organizações de variados prejuízos e ajudando pessoas a se libertarem dos fantasmas que assombram suas vidas.
Sabemos que não estamos livres das adversidades, mas “o problema ocorrido na manhã de um dia não deve prevalecer até a noite, pois nos impedirá de ver o brilho das estrelas”. Então, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Venha ser feliz conosco!
*Sérgio Marchetti é consultor organizacional, palestrante e Educador. International Certification ISOR em Holomentoring, Coaching & Advice (coaching pessoal, carreira, oratória e mentoria). Atuou como Professor de pós-graduação e MBA em instituições como Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Rehagro e Fatec Comércio, entre outras. É pós-graduado em Administração de Recursos Humanos e em Educação Tecnológica. Trinta anos de experiência em trabalhos realizados no Brasil e no exterior. www.sergiomarchetti.com.br