Os tempos são outros entre os bolsonaristas mais aguerridos. Nenhum dos filhos do presidente da República se mostrou disposto a defender o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), sobre o vídeo boçal de acusações contra ministros do Supremo Tribunal Federal. E a deputada Bia Kicis, que luta para se segurar no comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, teria se manifestado se não fosse o cargo. A constatação no grupo político é que Silveira ultrapassou os limites e agora está sozinho na jaula com os leões de toga.
‘Multidão’
Daniel não ficou sozinho de fato. Três bolsonaristas apareceram em frente ao Congresso Nacional ontem, durante horas, com faixa pedindo sua libertação. O flagrante foi feito pelo veterano fotógrafo Orlando Brito.
Saída
‘Dono’ do PTB, Roberto Jefferson não perdeu tempo. Convidou Silveira, que será expulso do PSL, a se filiar. A oferta é tentadora: lançá-lo ao Senado pelo Rio de Janeiro. Se ele não for condenado.
A caminho
O jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio está paraplégico após acidente na prisão, onde caiu sobre um vaso sanitário. Segue com tratamento em hospital durante a semana, mesmo com tornozeleira, com esperança de voltar a andar em dois anos.
Aliás..
.. Eustáquio é outra aposta de Jefferson – que tem levado nomes polêmicos para o partido. Quer ser candidato ao Senado pelo Paraná, e selou isso há meses com o PTB.
Pé na estrada
Ciente de que sua maior vitrine, o vice-presidente General Mourão, perderá a vaga na chapa presidencial de Bolsonaro daqui um ano, o PRTB já se antecipou para não ficar perdido na Praça (dos Três Poderes). O presidente Levy Fidelix começou campanha de filiação e espalhou outdoors em capitais, com a foto de Mourão, conclamando à filiação. E também espalha a ficha por whatsapp.
Cabô
Um amigo de ambos até tentou, semana passada, reaproximar os ex-amigos ACM Neto de Rodrigo Maia após as rusgas em público. Não deu. De ambos ouviu um sonoro não.
A Dilma dele?
Há um movimento de pequena parte de bolsonaristas da Esplanada na tentativa de fazer da ministra Damares Alves a vice de Bolsonaro em 2022.
Deltan
Ex-chefe da Lava Jato no MPF em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol diz que ninguém o procurou, dentro da corporação, para pressioná-lo a reconhecer eventuais falhas nos processos. O movimento interno é bem discreto, conta uma fonte.
Tambor vazio
Sem capital político para conquistar aliados e ser o candidato à Prefeitura do Recife, no ano passado, o vice-líder do Cidadania, deputado federal Daniel Coelho (PE), mira outro adversário. Agora é o presidente Bolsonaro. Vai protocolar Proposta de Decreto Legislativo para derrubar o que flexibiliza o uso de compra de armas pela população.
Desarmados
Um reclame ganha pauta entre veteranos políticos de Pernambuco nos últimos dias. As Guardas Municipais de Olinda e Recife trabalham desarmadas – assim como em muitas outras cidades do país. Mas o reclame da turma do uniforme circula bem.