A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reiterou que não vai atender a “qualquer demanda específica por vacinas”, ao rejeitar pedidos de reserva do imunizante contra o Covid-19 feitos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a fundação, a produção das vacinas será integralmente destinada ao Ministério da Saúde. No ofício encaminhado à Fiocruz, o STF pedia a reserva de sete mil doses para a imunização de ministros e servidores da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Butantan
Além da Fiocruz, o Instituto Butantan recebeu ofício do STJ. Segundo o tribunal, o pedido trata-se de um protocolo comercial que se pretende travar com o laboratório produtor, “sem nenhum tipo de preferência”.

Prioridade
Diante da pressão para a inclusão de pessoas com deficiência no grupo prioritário de vacinação, a coordenadora do PNI (Plano Nacional de Imunização), Francieli Fantinato, adiantou aos parlamentares da Comissão Externa de Enfrentamento à pandemia que o plano será alterado na medida em que as doses do imunizante forem ampliadas.

Domiciliar
O ministro do STF Luís Roberto Barroso indeferiu pedido da Procuradoria-Geral da República de revogação da decisão da Justiça de Minas Gerais que autorizou o publicitário Marcos Valério – condenado no mensalão – a cumprir pena em prisão domiciliar.

Vara
Na decisão, Barroso cita que, conforme informações prestadas pela Vara de Execuções, a prisão domiciliar de Marcos Valério é fiscalizada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, e “não há notícia de descumprimento das condições impostas”.

Voos
Governadores do Consórcio do Nordeste pressionam o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela suspensão imediata de todos os voos com origem ou destino ao Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália. Também pedem que o governo solicite quarentena para todos os passageiros que vierem dos demais países europeus.

Distância
A prisão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (RJ), estancou de vez as conversas e convites para o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao Republicanos. O mandatário desembarcou do PSL em novembro de 2019, depois da disputa interna com o deputado Luciano Bivar (PE), presidente do partido.

Centrão
Bolsonaro decidirá sobre sua filiação após as eleições para presidentes da Câmara e do Senado. Além de partidos do Centrão, assediam o presidente interlocutores do Patriotas, PTB, PRTB, Democracia Cristã e até do PSL.

Padrinho
A influência do ex-presidente Michel Temer pesou na escolha do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. O deputado é filho do ex-ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que chegou ao comando da pasta por indicação de Temer, quando ocupava a vice-presidência.

War
Passada a bélica eleição municipal, a candidata derrotada à Prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT), se aproxima do PL. Em encontro recente com o prefeito reeleito da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, a petista falou de estratégias e o presenteou com o jogo de tabuleiro War.

Sinal verde
Nove unidades de conservação foram incluídas no programa de privatização do governo federal. Entre elas estão a Floresta Nacional de Brasília (DF) e os parques nacionais da Serra dos Órgãos (RJ), Ubajara (CE), Serra da Capivara (PI) e Chapada dos Guimarães (MT).

Esplanadeira
# União lança promoção “Receitas para 110 anos doces”.

# Dani Coimbra canta Ovelha Negra, dia 26, às 20h, na edição do Festival ZiriguidumEmCasa, em homenagem a Rita Lee.

# Instituto Juntos Somos Mais Solidários promove campanha de Natal durante mês de dezembro. 

(Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste, reportagem@colunaesplanada.com.br)