A manutenção de nossas moradias, sejam elas casas ou apartamentos condominiais, exige uma gestão que garanta a disponibilidade para o uso permanente das instalações, equipamentos e utensílios pertencentes ao ambiente. Ainda que tudo tenha sido projetado e construído por profissionais habilitados conforme a lei, a operação dos ativos é feita pelos moradores usuários das casas e nos casos de condomínios existem aspectos que transcendem cada unidade e seu gerenciamento interfuncional deve ser feito pelo síndico, mas com a cooperação e participação de todos os condôminos em busca do bem comum.
Na nossa cultura ainda predomina a negligência em relação à gestão da manutenção e pouco se faz em ações preventivas. Por isso mesmo, em nossas moradias, a cena mais comum é a manutenção corretiva, quando um bem estraga ou se quebra, uma instalação está com uma infiltração merejando água ou um equipamento eletroeletrônico se queima devido à queda de um raio onde não existe um sistema protetor.
Digo isso para contar a saga do morador de uma casa após perceber um vazamento em sua caixa d’água com capacidade para reservar 500 litros. O fenômeno foi percebido na manhã da quarta-feira antes do Carnaval, quando o morador fechou imediatamente o registro da instalação da entrada de água e conseguiu agendar uma visita técnica de um bombeiro hidráulico autônomo para as 17h do mesmo dia. Entretanto o profissional não apareceu na hora marcada e nem deu satisfação alguma para justificar o seu descompromisso. Mesmo assim, o morador fez um contato com o bombeiro para conversar sobre o acontecido e ele disse que as coisas ficaram “agarradas” e que não deu para comparecer na hora combinada. Novo acordo foi feito para a realização do serviço às 9h do dia seguinte, mas o horário acabou sendo desmarcado pelo bombeiro em cima da hora sob a alegação que precisava resolver uma emergência no serviço feito na tarde do dia anterior.
Pacientemente o morador disse ao profissional que ficaria fora de casa durante o Carnaval e agendou uma nova tentativa para que o trabalho fosse feito a partir das 9h da quinta feira após as cinzas do Carnaval. E não é que o bombeiro hidráulico não apareceu na hora combinada e, ao receber um telefonema do morador, disse que havia se esquecido do combinado e que logo a seguir se deslocaria rumo à casa do cliente? Lá chegou por volta das 11h e identificou que a causa do vazamento da caixa d’água era a boia quebrada. Por volta do meio-dia o serviço foi concluído e custou ao morador R$170,00 relativos à mão de obra e aquisição de uma nova boia.
Perguntado sobre a garantia para os serviços realizados, o bombeiro disse que a validade era só até ele passar pelo portão que dá acesso à rua. Em seguida, disse que estava brincando e que em caso de problema era só chamá-lo.
Lembre-se, caro leitor, de que um cliente ao contratar um serviço espera que ele tenha qualidade intrínseca, preço adequado e bom atendimento. Imagine se num curto período de tempo a pia de sua casa aparece entupida enquanto a geladeira pára de refrigerar, o fogão a gás não acende a chama e a máquina de lavar roupas quebra um componente fundamental e você vai procurar um profissional para resolver cada desses problemas. Haja paciência e dinheiro!