Minas1
sá, 18 de jan de 2025
Horário: 09:16 Hs
Dolar: R$
Euro: R$

Embate entre Palácio e Centrão provoca baixas na Esplanada

23/02/2024 12h50 - Atualizado em 23/02/2024 13h31 por Coluna Esplanada


 
 
 Palácio do Planalto em Brasília-DF. - (crédito: iStock/R.M. Nunes)

Palácio do Planalto em Brasília-DF./ crédito: iStock/R.M. Nunes

O embate do Palácio do Planalto com o Centrão e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem provocado baixas em cargos de segundo escalão da Esplanada. Alvo de disputa com o PP desde que o deputado André Fufuca (PP) assumiu o Ministério do Esporte, a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda está sem comando há mais de uma semana após a demissão do assessor especial José Francisco Manssur. No Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, do PCdoB, também caiu após divergências internas e questionamentos de líderes da Câmara sobre os critérios para a distribuição de verbas para municípios. Por ora, o cargo é ocupado pelo adjunto da Secretaria, Felipe Proenço de Oliveira.

 

 Chapa quente

Charge por @izanio_charges

Charge por @izanio_charges/@izanio_charges

Além do desgaste com deputados, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha - sob fritura -, é cobrado por prefeitos. Mofa na mesa dele ofício da frente que representa as prefeituras (FNP) no qual pedem socorro para compensar a perda do salário-educação. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), é secretário-geral da entidade.

O empresário Rubens Ometto (Cosan) fechou apoio ao CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, para ele ficar um ano e passar o bastão para Luís Henrique Guimarães, que foi da Cosan e hoje é conselheiro da mineradora. Do lado oposto do Bradesco, Ometto joga pesado para emplacar seu plano.

Nome e sobrenome

O ranger de dentes contra o Governo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem nome e sobrenome: Renan Calheiros (MDB-AL). Pesquisa de um instituto nacional mostrou que Calheiros é o político mais influente de Alagoas juntamente com o governador Paulo Dantas, seu aliado. Lira ficou em terceiro lugar.

Silêncio estridente

Enquanto o pré-candidato do Psol à prefeitura da São Paulo, Guilherme Boulos, silencia sobre a fala do presidente Lula da Silva comparando a invasão à Gaza ao Holocausto, a bancada do partido apoia o petista. “É genocida sim”, endossa o deputado Ivan Valente (SP), que escreveu a frase em um cartaz e circulou pelos corredores e plenário da Câmara.

PIB x endividamento

O efeito positivo sobre o consumo provocado pela injeção de renda introduzida pelo pagamento dos precatórios em dezembro de 2023 e a melhora do cenário externo podem elevar o crescimento econômico do Brasil em 2024: de 1,2% para 1,6%. A projeção é da Instituição Fiscal Independente, do Senado. Por outro lado, o relatório da IFI aponta incertezas relativas às fragilidades fiscais e ao excessivo endividamento das famílias.

 ESPLANADEIRA


Fernanda Meirelles, do FAS Advogados, participa de palestra durante SBC Summit Rio.

Eduardo Saad lança, dia 23, biografia do médico Edson Saad na Livraria da Travessa, no Leblon-RJ.

CarnaKwai 2024registrou mais de 90 milhões de visualizações em lives.

ABIHV defende a celeridade do PATEN.

MV Saúde ganha prêmio internacional pelo melhor prontuário eletrônico da América Latina.

Ambev distribuiu mais de 59 mil litros de água para os foliões no carnaval.

Prefeitura de Saquarema inaugura primeiro polo do programa “Conexão do Futuro”.