Adoção de hábitos saudáveis, o cuidado com a saúde e estar com a família e amigos em um ambiente agradável são essenciais para quem busca melhorar a qualidade vida.

 

A busca pela qualidade de vida é muito importante para quem deseja viver mais e melhor. O bem-estar envolve além da escolha de hábitos mais saudáveis e a busca pela prevenção, estar de bem consigo mesmo e com as pessoas a sua volta. A escolha de viver em um lugar que ofereça conforto, tranquilidade e segurança também é fundamental para conquistar uma vida com mais qualidade.

Segundo o médico diretor da Clinlife - que ao longo desses 34 anos de experiência atua com programas voltados para emagrecimento e mais qualidade de vida -  Dr. Eduardo Pinho Tavares, ter uma vida com mais qualidade é um dos principais objetivos das pessoas hoje em dia. “Percebo a preocupação das pessoas em viver mais e melhor e sabemos que um fator muito importante para isso é a prevenção. Com cuidados preventivos adequados, podemos, por exemplo, emagrecer com saúde, diminuindo o percentual de gordura e preservando a massa magra, além de ter um envelhecimento saudável e livre de doenças cardíacas como o infarto agudo do miocárdio e também o AVC (derrame)’, diz.

Mas como saber o momento certo para se buscar essa prevenção?  “ O corpo avisa. As pessoas queixam que parece que tudo que comem vira gordura, que a disposição não é a mesma. Quando isso começa acontecer é o corpo falando que alguma coisa não vai bem”, pontua o medico.

São várias explicações para essas indesejadas mudanças. A primeira delas é hormonal.  Graças aos avanços da ciência, cada vez mais voltada para a promoção de uma longevidade saudável, é possível afirmar que pequenas alterações no metabolismo são capazes de dificultar o processo de emagrecimento. “A partir do momento que o corpo começa a entrar no processo de envelhecimento, o sistema metabólico e hormonal dá a largada inicial em sua falência. Obesidade, queda de cabelo, unhas quebradiças, pouca disposição para o sexo,  pele seca, perda de energia, entre outros, são alguns dos principais sinais dessa falência hormonal. As pessoas têm o hábito de justificar suas queixas de saúde no cansaço do dia a dia. Mas é preciso estar alerta, pois é com esses sintomas que o corpo fala de sua realidade interna”, diz Tavares.

Eduardo Tavares reforça também a importância de uma equipe transdisciplinar formada por médicos, psicólogos, e educadores físicos para auxiliar na adoção de novos hábitos em busca de uma longevidade mais saudável.

Segundo o médico, qualidade de vida, além de ter uma saúde física e mental, é estar em equilíbrio. “Para que isso aconteça é preciso também ter qualidade nos relacionamentos, balanço entre a vida pessoal e profissional, encontrar tempo para lazer e para curtir a família em casa. Ser competente na gestão da própria saúde deveria fazer parte das prioridades de todos”, finaliza o médico.

 

Médico responsável:

Dr. Eduardo Pinho Tavares

Especialista em geriatria e Gerontologia

(Reg. 080) – CRM-MG 5599