De vez em quando é importante parar um pouco e pensar sobre como o ressentimento nos afeta em função de nossas escolhas e também das não escolhas. Às vezes é mais cômodo não tomar uma decisão esperando que o outro faça isso por nós ou então apontar um culpado pelo nosso fracasso. Fica fácil encher o pote de mágoa e se afogar nele ou, quem sabe, acumular forças para fazer a ruptura do pote.
Conheça a visão da jornalista e psicanalista Maria Rita Kehl sobre o tema numa entrevista ao HuffPost Brasil – “As raízes do ressentimento que carregamos e como a sociedade vai ficando mais ressentida”
O que está em jogo a ponto de os ressentidos se recusarem a esquecer ou superar algo?
O sujeito se torna ressentido quando não reage, ou não luta, para se defender de uma ofensa; nem se arrisca a expressar, em um debate, sua opinião. Não se esforça para tentar conquistar algo que deseja muito, mas cuja conquista não é garantida – ele pode ganhar, mas também pode perder. Então, ele recua. Mas como recuou diante de um desejo ou de um enfrentamento importante, como não se defendeu de um agravo ou uma injustiça, depois não consegue esquecer. E passa a vida a culpar alguém que o teria prejudicado por não lhe conceder, de mão beijada, o que ele desejava.
Quando o bom dia vira negócio
Você já deve ter se acostumando a receber um cumprimento diário de “bom dia” de uma pessoa amiga, colega de trabalho… pelo WhatsApp ou de participantes de grupos dos quais você faz parte. Muitas vezes você até reclama de tantos “bom dia”, “bom dia”, “bom dia” que recebe. Mas existem também as mensagens de bom dia de conteúdos bem produzidos que trazem a esperança de uma melhoria contínua para prosseguimento de nossas vidas. Atender a essa necessidade das pessoas pode ser uma boa oportunidade de negócios. Alguns exemplos disso foram mostrados por Vitor Tavares no artigo “Mensagem de bom dia: o mercado por trás das imagens que você recebe no whatsapp” publicado pela BBC e repostado pelo UOL Tilt.
O empresário Ricardo Oliveira comanda uma rede de sites que alcança milhares de pessoas diariamente — o número exato nem ele mesmo sabe. A produção, porém, é intensa. Junto a Oliveira, outras sete pessoas (uma sócia, três funcionários e três freelancers) estão envolvidas na concepção, produção e publicação dos desejos de “bom dia”, “boa noite”, recados de otimismo, legendas prontas e mensagens religiosas em cinco dos sites mais bem ranqueados no Google — ou seja, aqueles que aparecem primeiro quando buscamos palavras como “mensagens de bom dia”
Por dia, são publicadas mais de 10 imagens e 20 frases de efeito — que internautas, ao visitarem os sites, podem copiar ou linkar direto para uma conta de WhatsApp com um clique.