O presidente Jair Bolsonaro quer abrir a Assembleia Geral da ONU presencialmente, este ano, e não por um discurso a milhares de quilômetros de distância de Nova York. Para isso, consultou médicos sobre a possibilidade de tomar a dose da vacina da Pfizer, de sua preferência, ou da Janssen, ambas de laboratórios norte-americanos contra o Coronavírus. O staff presidencial já prepara o roteiro de viagem para o evento do dia 21 de setembro. Na volta, Bolsonaro planeja desembarcar na Guatemala para uma agenda ainda não definida. Não há, por ora, exigência do governo dos EUA para que chefes de Estado sejam vacinados para entrar no país.

Mistério 1
A saúde do presidente continua um mistério após ele se tratar contra o Covid-19. Num grupo de WhatsApp de moradores do Lago Sul em Brasília, uma empresária do ramo de saúde confidenciou que Bolsonaro havia se imunizado com a vacina da Astrazeneca. 

CovidAir
A despeito da decisão de se vacinar ou não para estas agendas, o presidente nunca foi dado à publicidade de sua saúde. Como no episódio do retorno da comitiva dos EUA, no início de 2020, após visita ao então presidente Donald Trump.

Mistério 2
À ocasião, quase toda a comitiva voltou contaminada (ministros e até o comandante do avião), menos...Bolsonaro. A Coluna publicou que ele estava com Covid, e, cobrado pela reportagem, o presidente não quis divulgar o resultado de seu exame. Até hoje.

Moraes é o alvo
As críticas ao Supremo Tribunal Federal estão no foco das manifestações na Avenida Paulista no feriado da Independência no 7 de Setembro. A ordem entre bolsonaristas simpatizantes do presidente é preservar o ministro Luís Roberto Barroso e mirar os protestos no ministro Alexandre de Moraes. 

Máscaras e bonecos
O ministro relator do inquérito contra ataques às instituições democráticas será alvo nas ruas em faixas com ironias, camisetas, máscaras com seu semblante e até bonecos infláveis. Um deputado bolsonarista confirma sob sigilo à Coluna que empresários simpatizantes vão bancar esse material. 

Tá na mesa
O próprio Bolsonaro já recuou nos ataques a Barroso porque o ministro também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em cujas mesas repousa, fora das gavetas, um avançado processo de cassação da chapa presidencial eleita em 2018. 

MST & EB
O MST vai soltar dia 9 uma nota, em conjunto com o Estado do Paraná, sobre as tratativas para manutenção do acampamento dentro das terras da Embrapa na zona rural de Ponta Grossa, sem criar dificuldades para instalação, na mesma propriedade, da Escola de Sargento de Armas do Exército Brasileiro. “O MST recebe a notícia da vinda da escola com muita satisfação e maturidade”. 

Pit stop 
O presidente da ANTT crava que confia na sua equipe, apesar da limpa, conforme saiu aqui. “Reiteramos que a Diretoria trabalha em harmonia e tem total confiança no trabalho exercido pelos servidores”. “As alterações realizadas na estrutura funcional da Agência são pontuais e discutidas na diretoria colegiada”.

Viva o verde
Dados sobre queimadas no Amazonas mostram que, nas 16 Unidades de Conservação onde a Fundação Amazônia Sustentável atua, houve uma redução de 75% nos focos de incêndio em julho no comparativo com o mesmo mês no ano passado. A redução foi maior do que a média registrada no Estado do Amazonas, de 45% em relação ao mesmo período do último ano.

Sem tabu
O jornalista Paulo Victor Costa, de Muriaé (MG), lança dia 8 o documentário “Entre Nós”, com uma abordagem cultural, religiosa e clínica sobre casos de suicídios. O doc tem depoimentos de familiares dos falecidos, autoridades locais e da ministra da Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Será divulgado no seu canal no YouTube. 

ESPLANADEIRA
# Justiça homologou prorrogação do pagamento emergencial, por parte da Vale, aos atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho por até 60 dias.
# Instituto Ronald McDonald inicia venda de tickets para 33ª edição do McDia Feliz.