Por: Convidado -mSérgio Marchetti*

Recentemente estive em Capitólio. Foi uma viagem a passeio, com um casal de amigos, que contribuiu para que fosse ainda mais prazerosa a nossa estada. Hotel excelente, passeios de barco num lago muito lindo, cerveja gelada, boa comida, paisagem sensacional (mesmo tendo sido palco daquela tragédia que vitimou tantas pessoas).  

Eu poderia até plagiar Vinícius de Moraes: “Um velho calção de banho/ Um dia pra vadiar/ O lago** que não tem tamanho/ E um arco-íris no ar (…)”.

A quebra da rotina é um momento, principalmente num passeio agradável, de recarga de energia e de saúde, uma ruptura, ainda que momentânea, com os problemas do dia a dia. É necessário fazer isso para reconectar consigo mesmo. Necessitamos de um boot e até de hard reset para limpar nosso aparelho chamado cérebro. Traduzindo, com o boot nos desligamos temporariamente para reiniciarmos melhor e, se pudermos, aproveitar para fazer um heard reset que será ainda mais intenso e poderá apagar muitas memórias que não agregam nada à nossa programação de vida.  

E, convenhamos, leitores de boa-fé, conforme já relatei recentemente, está difícil ver a beleza em tanta fealdade. Nestes dois meses de 2024, temos testemunhado recordes de tudo que é ruim. Para lembrar de alguns fatos: latrocínios, furtos e feminicídios, cada dia mais perto de nós. Segundo o portal Globo de Notícias, em 2023 a morte de Yanomamis ultrapassou os números anteriores. Vivemos epidemias (por exemplo, a dengue — 1.079 óbitos até dezembro de 2023 e 513 em 2024), a Covid-19 matou quase 15.000 pessoas no ano passado (com 182% de aumento de casos, só na baixada santista).  

E, justamente por essas razões, é que se torna necessária uma reação que nos tire da estagnação. Então, minha proposta é para que quebremos o estado de inércia e busquemos o novo.  

Leitores que compartilham com minha ideia sabem que, em muitas situações, para se obter uma resposta sobre um enigma é necessário sair da zona de conforto, distanciar-se, para ver o que a pessoa estando perto não vê.  A constatação também tem um sentido psicológico: enquanto estiver nervosa a pessoa não conseguirá ver a realidade do fato.  Saia de circulação, deixe passar a emoção e tudo, aos poucos, começará a ficar nítido. 

Então viajemos… pelas cidades de outros países, pelo interior do Brasil ou pelas páginas de um bom livro, ouvindo músicas que nos permitam flutuar e nos ausentar. Mas, o apelo é para que estejamos vivos. É para que você não deixe para o futuro aquilo que deseja hoje. No futuro, caso você ainda exista, talvez não queira mais aquela aventura, nem andar naquela bicicleta, tampouco fazer uma viagem. E, pior, nem tenha saúde para realizar certos passeios. E, só para lembrar, não sabemos o número da senha e nem os critérios de chamada. Apenas podemos dizer que a vida é hoje. 

 

*Sérgio Marchetti é educador, palestrante e professor. Possui licenciatura em Letras, é pós-graduado em Educação Tecnológica e em Administração de Recursos Humanos. Atua em cursos de MBA e Pós-Graduação na Fundação Dom Cabral, B.I. International e Rehagro. Realiza treinamentos para empresas de grande porte no Brasil e no exterior. www.sergiomarchetti.com.br

** O texto original é no mar