O aplicativo Uber chegou no Brasil em 2016 e a primeira capital a implantá-lo foi a cidade do Rio de Janeiro. A proposta se valia de serviços diferenciados aproveitando o buraco deixado pelos táxis convencionais que se acomodaram. Primeiro foi à tarifa mais barata, seguida de serviços diferenciados, carros novos, limpos, com serviço de bordo e motoristas alinhados. Até os porta-malas eram impecáveis. Estava descoberto “o segredo” para o sucesso na praça.

Mas bastou o serviço se popularizar para a qualidade despencar. Não existe hoje controle rígido sobre os serviços do Uber e Cabify. O preço também deixou de ser diferencial. E este é o “x” da questão: É o momento da reinvenção do taxi convencional e a reconquista da confiança de passageiros insatisfeitos com os serviços dos aplicativos, especialmente os “x”. Uber e Cabify entraram no mercado aproveitando se das lacunas e do desleixo do profissional da praça com os pequenos detalhes que fazem a diferença.

Detalhes como o palito no canto da boca depois da refeição feita dentro do próprio veiculo; a calça jeans velha e surrada, ao invés do uniforme escovado; a camisa do Galo ou do Cruzeiro no lugar da camisa branca e a gravata; o chinelo ao invés do sapato engraxado. O bom “chofer de taxi” deixa o futebol e a rádio Itatiaia (que 99% aprecia) para quem gosta, e sintoniza na frequência do seu passageiro, ainda que este seja um apreciador de musica clássica bem baixinho. É hora de uma mudança de postura, de uma lapidada no palavreado; uma repaginada no visual. Chega de improviso, de vaidade e de falta de profissionalismo.

É no taxi que o turista, seja ele executivo a negócio ou o jovem a lazer toma os primeiros contatos com a cidade. Um bom taxista é também um excelente guia de turismo, gastronomia e de compras. As maravilhas da capital, seus pontos turísticos, monumentos, endereços nobres precisam estar na ponta da língua enquanto o taxi desloca pela cidade. A não ser que a preferência do passageiro seja o silêncio, e ele tem direito.

É hora também de escovar os dentes, a língua e o cabelo, antes de sair de casa. É hora de fazer a barba, cabelo e o bigode, transformando o ganha pão em um templo, limpo, cheiroso e pronto para transportar a senhora, o executivo de terno que não quer nem passar perto de carro empesteado de cigarro, o jovem e a mocinha bonita, com respeito e profissionalismo.

O táxi pode, se houver organização e treinamento ser um serviço customizado que atende a todos os gostos. Existe um mundo de oportunidades para os profissionais da praça, desde que eles parem de fazer mais do mesmo. A Belotur (PBH) a BHTrans e os sindicatos também precisam sair do lugar comum compreendendo a importância dos serviços de táxi para o sucesso de BH. Menos punição e mais treinamento, é o caminho.

*José Aparecido Ribeiro

Jornalista – DRT 17.076-MG

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