Jiló com fígado tradição na capital mineira
Quem nunca ouviu falar do fígado com jiló mais tradicional de Belo Horizonte? No dia 27 de maio, às 10h, o Mercado Central vai sair da rotina com o Festival Cultural do Mercado Central, eventopatrocinado pelo Instituto Unimed-BH, que, uma vez por mês, levará para um dos pontos turísticos mais amados pelos mineiros uma série de shows de música popular. A abertura do Festival terá a maior chapa de fígado com jiló do mundo. Será montada uma chapa de 16 metros em frente ao Mercado, na Avenida Augusto de Lima, com expectativa de mais de 2 mil pessoas passem pelo local durante a realização do evento, afinal, estamos falando da maior chapa de fígado com jiló do mundo.
Serão instalados bares para a venda de tira-gosto e bebidas, além da presença de chefs renomados: Flávio Trombino (Xapuri), Edson Puiati (UNA), Eduardo Avelar (Territórios Gastronômicos), Rosilene Campolina (UNA), Marcos Proença (Patorroco), Jaime Solares (Mercado da Boca e Borracharia), Ivo Faria (Mercado da Boca e Vechio Sogno), Rodrigo Zarife (Mercado da Boca), Ilmar Antônio de Jesus (Casa Cheia), Valdez Maranhão (Buteco do Maranhão), Ronaldo Marques da Silva (Bar Fortaleza) e Wellington Paulo Nunes (Bar da Lora). O acesso será mediante doação de 5 litros de leite. Toda a arrecadação será revertida para instituições de assistência social. A troca do ingresso está sendo realizada no Mercado Central (Espaço Cultural 2), de segunda a sábado, de 9h às 17h, e dá direito a uma porção do prato.
Além da gastronomia, o evento também contará com apresentações musicais que integram o Festival Cultural do Mercado Central, cujo patrocínio do Instituto Unimed BH, se dá por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Show de chorinho, grupo de percussão Batuque Salubre e Magnatas do Samba serão algumas das atrações. Essa reunião de amantes de fígado com jiló faz parte da programação do Festival Cultural do Mercado Central. Como ponto turístico gastronômico, histórico e cultural da capital mineira, o local realizará oito eventos ao longo de 2018, com shows no estacionamento do local. Mensalmente, cerca de um milhão e trezentas mil pessoas passam pelo ponto turístico, conhecido por seus temperos, aromas, sabores, crenças e cores.
A tradição do fígado com jiló é um dos preferidos dos turistas que visitam a capital mineira
O que você não sabe sobre o fígado com jiló
Mais conhecido como fígado acebolado, o prato surgiu na década de 1960, quando os entregadores de mercadoria chegavam ao Mercado muito cedo e famintos. Eles pegavam os jilós nas lojas, levavam aos bares e solicitavam aos “chapistas” para fazer uma porção com os miúdos de carne.
Na década de 1980, o prato caiu no gosto do público. Desde aquela época, o fígado acebolado se tornou uma tradição no Mercado Central, fazendo sucesso e consolidando-se entre as principais receitas mineiras.
Grupos de quadrilha brilham com suas cores e coreografia
Arraial de Belo Horizonte- De 1 de junho a 1 de julho, a capital mineira se transforma em Arraial em vários bairros da cidade. O evento movimenta o setor turístico e mantém a tradição da festa junina, com músicas, apresentações de grupos de quadrilhas e a deliciosa culinária junina, com canjica, quentão, pé de moleque , pamonha , milho verde e muito mais.
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Arraial de Belo Horizonte faz parte do calendário junino nacional há 40 anos. Com extensa programação, eclética, democrática e acessível, presente em todas as regiões da cidade. São variadas manifestações culturais que resgatam o costume das festas juninas e reafirmam a importância das tradições populares.
A delícia da culinária da festa junina
O Arraial de Belo Horizonte tornou-se uma grande festa junina, proporcionando sinergia entre a população, os turistas e os diversos eventos e formas de expressão espalhadas pela cidade. Este movimento transforma as pessoas que vivem este momento, transmitindo energia e emoção e valorizando os eventos juninos como manifestação cultural.
São diversas festas e quermesses, circuitos gastronômicos, oficinas e outros projetos associados durante o Arraial. Na Praça da Estação ocorrem as tradicionais apresentações do concurso de quadrilhas, nos dias 23, 24, 30 de junho e 1º de julho, fechando com muita alegria e animação esta grande festa. http://www.arraialdebelohorizonte.com.br/
A EXPOCACHAÇA 2018
Minas Gerais é um dos principais estados na produção de cachaça
De 7 a 10 de junho de 2018, acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, a 28ª Expochaça e a 12a. Brasilbier, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, a maior e mais importante e conceituada vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça, no formato consagrado B2B-FEIRA e B2C-FESTIVAL. E o que nos orgulha é constatar que hoje ela é um evento que nasceu em Minas Gerais em 1998, a 21 anos e ganhou a liderança no Brasil e visibilidade mundial. A Feira será realizada em conjunto com a 12ª Brasilbier unindo as duas cadeias produtivas de bebidas artesanais a cachaça e as cervejas artesanais.
A Expocachaça foi a principal responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre retirando a cachaça do gueto a que esteve relegada por muitos anos,
Muraí Caetano, do restaurante Xico da Kafua, comparece a Expocachaça com suas cachaças dando promoção e divulgação à bebida nos mercados interno e externo.
FORMATO DO EVENTO : SUCESSO DO EVENTO ESTA EM SEU FORMATO DE FEIRA : B2B E FESTIVAL : B2C, UMA PROPOSTA ABERTA COM UMA PROGRAMAÇÃO MAIS ECLÉTICA E COMPLEMENTAR, ONDE NEGÓCIOS, LAZER, ENTRETENIMENTO, GASTRONOMIA, TURISMO, CULTURA E ESPETÁCULO INTERAGEM E CONVIVEM HARMONICAMENTE, DANDO O MOLHO NECESSÁRIO PARA O ENCANTAMENTO DO PÚBLICO, O SUCESSO NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E A VISIBILIDADE JUNTO AOS PATROCINADORES E A MÍDIA; UM EVENTO DE NEGÓCIOS B2B BUSINESS 2 BUSINESS : Feira e B2C: BUSINESS 2 CONSUMER Festival: POIS NÃO HÁ COMO FORMAR NOVOS CLIENTES E CONSUMIDORES E ELIMINAR PRECONCEITOS SEM O FESTIVAL, SEM A DEGUSTAÇÃO, SEM O CONSUMO e 2 CADEIAS PRODUTIVAS A DA CACHAÇA COM A EXPOCACHAÇA E A DA CERVEJA COM A BRASILBIER SÃO REALIZADAS JUNTAS DESDE 2007 COM GRANDE SUCESSO.
Bristol faz 31 anos
A Rede Bristol completa 31 anos em maio, com uma campanha online especial para a data. De bem com a idade, a rede está oferecendo descontos de até 31% nas reservas feitas na página da promoção, para todos os hotéis, exceto para feriados. A promoção começou no dia 11 de maio, aniversário da empresa, e vai até o dia 17. Além do site especial, a campanha será divulgada nas redes sociais da empresa.
A Rede mineira Bristol Hotels completa 31 anos em maio com perspectivas positivas. A rede pretende inaugurar seis hotéis ao longo de 2018, quatro deles em Minas Gerais, nas cidades de Betim, Lafaiete, Contagem e Congonhas, além de um em Vitória (ES) e outro em Rio Bonito (RJ). O primeiro dessa lista é o Bristol Easy Hotel - Jardim Camburi, previsto para ser inaugurado ainda no começo do segundo semestre. Em 2019, mais sete empreendimentos deverão ser inaugurados. "Estamos atravessando um dos piores momentos econômicos no país com determinação e, apesar de tudo, com crescimento e com grande expectativa de tempos melhores”, afirma o superintendente de marketing da empresa, Luiz Fantin.
Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira informações para sergio51moreira@bol.com.br