Um silencioso caos aéreo nos principais aeroportos do País pegou centenas de passageiros de surpresa desde a sexta-feira. A concordata da Avianca, que deixou alguns aviões no chão, somada à alta demanda do período pré-natalino e ao overbooking causado pela incompetência das aéreas piorou a situação desde sábado. Um leitor da Coluna ficou dois dias em vaivém entre hotéis e o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, tentando voltar para Brasília, enrolado pela Latam. Uma passageira que voaria do Rio para São Luís dia 23 já teve o voo alterado para 25 pela Gol. O movimento continuou intenso até ontem à noite.
Partidas & chegadas
No Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, foram registrados atrasos de mais de seis horas em voos de partidas e chegadas da Latam e da Gol.
Moro
O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, tem aproveitado encontros com parlamentares do Congresso para pedir apoio e contribuição para os projetos que apresentará à Câmara e ao Senado na área de segurança pública.
Processo Penal
Na última semana, o juiz recebeu o deputado João Campos (PRB-GO) e uma comitiva de policiais civis. Campos irá disputar a presidência da Câmara e foi o relator da reforma do Código de Processo Penal, projeto elogiado por Sérgio Moro.
Bom de voz
O general Floriano Peixoto, que será o n° 2 da Secom no Governo Bolsonaro, é bom de voz. Há meses, em passagem por Muriaé (MG), sua terra natal, soltou a voz num karaokê na festa e foi muito aplaudido.
Fake news
Especialistas em segurança de redes do Instituto Beta Internet e Democracia (Ibidem) e da ONG Safernet já identificaram, até o momento, centenas de perfis falsos que foram criados e usados durante a campanha eleitoral deste ano.
Marco Civil
Paulo Rená, do Ibidem, afirma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manteve praticamente “inerte” diante da enxurrada de fake news. Diz ainda que o Ministério Público, a Anatel e o Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) não fiscalizam a neutralidade de rede, como determina o Marco Civil da Internet
DEM
Deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que será o líder da bancada a partir de 2019, defende votação de reformas estruturais e avanço de matérias essenciais para a segurança pública, “tema que o resultado das eleições mostrou ser muito importante”.
Terrorismo
Avança na Câmara proposta que determina a expulsão de estrangeiro condenado pela Lei de Terrorismo (13.260/16). Texto do relator, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e segue para a Comissão de Segurança Pública.
Crimes
Bueno explica que, embora se possa argumentar que atos de terrorismo são crimes comuns, que dão causa à expulsão, “cabe aperfeiçoar a legislação vigente para evitar eventuais discussões jurídicas e incluir os atos de terrorismo expressamente na legislação atual”.
Sou do Esporte
A tenista olímpica e hexacampeã beach tennis, Joana Cortez, irá assumir a diretoria institucional da Sou do Esporte, associação que atua com a governança e a transparência na administração dos recursos públicos aplicados ao esporte.
Mudança
A mudança ocorre porque a presidente e fundadora da entidade, a jornalista Fabiana Bentes, foi escolhida pelo governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, como secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Folia
Mestre Penha, fundador do bloco Simpatia é Quase Amor, e seu parceiro, Mestre Ary, serão homenageados em 2019 pelo Bloco Se Essa Rua Fosse Minha, que se apresentará sábado de carnaval, na Praça Sandro Moreira, no Flamengo (RJ).