O cinema brasileiro está em festa mais uma vez com a maior das vitórias de O Último Azul até o momento. Já premiado no Festival de Berlim neste sábado (22) com o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores, agora a produção dirigida pelo pernambucano Gabriel Mascaro (Boi Neon e Divino Amor) e protagonizada por Denise Weinberg e Rodrigo Santoro venceu o Urso de Prata, concedido pelo grande júri e considerado o segundo maior prêmio do evento.

Em seu discurso de agradecimento, o diretor dedicou a vitória aos seus colaboradores e enalteceu o significado do filme. "O Várias obras que me inspiraram como cineasta me trouxeram até aqui e eu queria expressar a minha mais profunda gratidão ao júri por conceder o prêmio ao nosso filme, que existe graças à dedicação de tanta gente que trabalhou duro para fazer desse sonho uma realidade. O Último Azul trata do direito de sonhar e acreditar que nunca é tarde para encontrar um sentido para viver", disse Mascaro.

O longa foi escrito pelo próprio diretor em parceria com o cantor e escritor Tibério Azul e fala sobre um Brasil quase distópico em que os idosos são enviados para uma colônia para viverem o final da vida. A protagonista, vivida por Weinberg, é uma mulher que luta para realizar um último sonho no meio desse novo cenário.

Com distribuição da Vitrine Filmes, O Último Azul tem previsão de estreia no Brasil para o segundo semestre de 2025.