A Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), e a Associação Pro-Cultura e Promoção das Artes (APPA), por meio do Cine Humberto Mauro, recebem inscrições para o 25º FestcurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 5 de junho, pela plataforma online Shortfilmdepot ou pelo site do Festival FestcurtasBH.

Para participar do evento, um dos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil, é preciso que a produção tenha sido finalizada em 2022 ou 2023. Serão aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros).

O resultado da seleção será divulgado a partir de 8 setembro. A realização do Festival está programada para o período de 6 a 15 de outubro, no Cine Humberto Mauro.

Processo seletivo

A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica, indicada pela produção do festival, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas. Os nomes escolhidos para integrar a Comissão de Seleção serão divulgados no site da Fundação Clóvis Salgado e do FestcurtasBH. 

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que se utilizem criativamente dos meios expressivos do audiovisual; a relevância conceitual e temática dos curtas; a inovação; o impacto social e cultural; a contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual, e a qualidade da narrativa e abordagem cinematográfica.

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um Júri Oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de Prêmio no valor bruto de R$ 5 mil.

Além dos prêmios oficiais do Júri, todos os filmes que participam de mostras competitivas e paralelas concorrem ao prêmio do Júri Popular, que será definido a partir de votação do público durante a mostra, e receberá, além do troféu, o valor bruto de R$ 3 mil.

Serviço:
25º FestcurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
Inscrições: Até 5 de junho
Sites: Shortfilmdepot e Festival FestcurtasBH.
Edital: aqui
Informações: +55 (31) 3236-7367 ou inscricoes@festcurtasbh.com.br