Nesta quarta-feira (22) , Avatar: o caminho da água se tornou a terceira maior bilheteria da história com US,2 bilhões nas bilheterias globais. Atrás apenas de Avatar (US$ 2,9 bilhões) e Vingadores: Ultimato (US$ 2,7 bilhões). O filme de James Cameron está entre as cinco maiores bilheterias no Brasil, Chile, América Central, Peru e Bolívia.

Avatar: o caminho da água é o filme de maior bilheteria de todos os tempos na França, Alemanha, Áustria, Bulgária, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Líbano, Lituânia, Noruega, Portugal, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Turquia, Emirados Árabes, Camboja, Mongólia e Nova Zelândia.

O diretor James Cameron tem três dos quatros filmes com maiores vendas globais de todos os tempos: Avatar (#1), Avatar: o caminho da água (#3) e Titanic (#4). Ele ganhou o Oscar de Melhor diretor pelo filme Titanic, em 1998. No mesmo ano, Titanic também ganhou Melhor filme e Melhor edição.

O filme está sendo indicado a quatro categorias do Oscar: Melhor filme, Melhores efeitos visuais, Melhor direção de arte e Melhor som. Na categoria Melhores efeitos visuais ganhou no Prêmio BAFTA e no Critics Choice Award.

O longa conta a história de Jake Sully e sua família, quando por conta de uma antiga ameaça tem que fugir de sua casa e procurar asilo em outra região de Pandora. Por conta disso, Jake deve travar novamente uma guerra difícil contra os humanos.