Começaram oficialmente hoje as exibições do Festival de Gramado, um dos maiores e mais prestigiados do Brasil, que teve sua primeira edição no município gaúcho em 1973. Longas-metragens e curtas (entre ficções e documentários) que estão na competitiva serão exibidos a partir deste sábado (12) até o dia 18, no Palácio dos Festivais, concorrendo ao Kikito, e os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação do dia 19. Nesta sexta (11), aconteceram as exibições abertas da Mostra Infantil, que contou com duas exibições da animação Chef Jack: O cozinheiro aventureiro, de Guilherme Fiúza Zenha. 

O filme que abrirá o festival este ano é o aguardado Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, que teve sua premiere mundial em maio, na última edição do Festival de Cannes. O documentário pernambucano, que não participa da competição, narra a vida e história do centro do Recife a partir da passagem do tempo nos principais cinemas de rua da cidade, utilizando fotografias, imagens de arquivo e filmagens recentes. Aclamado como uma carta de amor à sétima arte e à importância que ele teve para a população recifense ao longo do século XX, o filme já tem convites para dezenas de festivais ao redor do mundo e é um possível candidato do Brasil para uma submissão ao Oscar 2024.

Outra atração aguardada do 51º Festival de Gramado é a exibição da série Cangaço Novo, de Aly Muritiba (Deserto particular) e Fábio Mendonça, que entra no catálogo do Amazon Prime Video apenas no dia 19 e trata de um homem (Allan Souza Lima) sobre o qual é colocada a responsabilidade de honrar a memória do pai cangaceiro e cumprir um destino inesperado. O elenco principal da série conta com Hermila Guedes, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Ênio Cavalcante, Pedro Wagner e Adélio Lima.

Entre os longas de ficção que estão na mostra competitiva, estão as ficções Angela (SP), Mais pesado que o céu (CE), Mussum, o filmis (RJ), O barulho da noite (TO), Tia Virginia (RJ) e Uma família feliz (PR) e os documentários gaúchos Céu aberto, Hamlet, O acidente, o sobrevivente do Pampa, e Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre. Entre os curtas gaúchos, estão As ondas, Aurora, Carcinização, Centenário da Minha Bisa, Colapso terra em chamas, Combustão espontânea, Concha de água doce, Concorso internazionale, Eu Tibano, Fiar o vento, Fitoterapia, Flora, Glênio, Livra-Me, Messi, Meu nome é Leco, Nau, O tempo, Os Féders vão dormir, Rasgão, Restaurante, Sabão Líquido e Tremendo trovão.

Com um espaço especial para o feminino e suas contribuições para o cinema brasileiro, a edição deu destaque apenas às mulheres com as homenagem. As atrizes Laura Cardoso, de 95 anos, e Léa Garcia, de 90, serão receberão o Oscarito, enquanto Alice Braga será cortejada com o Kikito de Cristal. O troféu Eduardo Abelin, que ressalta os diretores e diretoras com obras cinematográficas de peso, será entregue à cinesata Carla Camurati (Carlota Joaquina, Princesa do Brasil) e o troféu Cidade de Gramado ficará com a escritora e produtora de teatro e audiovisual Denise Fraga. 

Fonte:diariodepernambuco.com.br