LUZ, CÂMERA, AÇÃO!

Com uma homenagem ao cinema mineiro, o bloco Samba Queixinho desfila no domingo de Carnaval (15) levando para os arredores da Praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte, uma celebração também a quem atua na cena audivisualo no Estado. 

A concentração é a partir das 12h30, em frente à Casa Fiat. Com o tema “O Cinema é nóis" como eixo do desfile, grupo quer trazer à tona os desafios históricos de financiamento e estrutura, mas acima de tudo as conquistas nos cenários nacional e internacional.

"Carnaval é o ano todo"

A homenagem de 2026 é dedicada simbolicamente a três nomes que representam diferentes frentes dessa cadeia produtiva: o cineasta Gabriel Martins, da Filmes de Plástico, como referência de diretores, roteiristas e equipes técnicas; a produtora cultural Raquel Hallak, responsável por mostras que consolidaram Minas Gerais como pólo de exibição e reflexão sobre o cinema brasileiro; e a atriz Rejane Faria, presença constante no cinema, na televisão e no teatro, reconhecida por personagens que ampliam as narrativas sobre o estado e o país.

"A expectativa esse ano para o desfile é a melhor possível, a bateria está bem bonita, bem formada, com o pessoal super dedicado. Estamos conseguindo formar esse ano excelentes ritmistas, fruto de um trabalho contínuo,  pensando que o carnaval é o ano todo, isso é uma lei dentro do Queixinho”, comenta Gustavo Caetano, um dos fundadores do bloco.

Serviço:
Cortejo do bloco Samba Queixinho – Carnaval 2026
Quando: 15 de fevereiro, 12h30
Onde: Em frente à Casa Fiat (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte)