A Corte Devassa colocou seu bloco na rua na tarde desta segunda-feira (4). Tradicionalmente na rua Sapucaí, um dos expoentes culturais de Belo Horizonte, o grupo arrasta milhares de foliões vestidos a caráter: maquiagem e cabelos brancos, em referência à corte portuguesa.
Na folia belo-horizontina, há quem venha, inclusive, do país vizinho ao da corte. Como é o caso da Laura Ripon, de 29 anos, que veio para a festa pela segunda vez. "Meu namorado é daqui, por isso saí de Barcelona, na Espanha, para vir a BH e curtir a folia", conta, com sotaque carregado. "É uma festa muito bonita!".
Durante o cortejo, ela se misturou em meio a tantos outros carnavalescos que cantam marchinhas tradicionais, como "Cabeleira do Zezé". Entretanto, de maneira desconstruída. "Deixa o cabelo dele", grita a multidão.
Corte
Em seu hino, o bloco conta uma história para explicar a presença da Corte nas terras mineiras. "Maria Antonieta e Carlota Joaquina vieram para Belô para fazer. Na Sapucaí, não se aguentando de calor, levantaram a saia e começaram o bacanal", diz a canção.