Entre 19h e 23h desta segunda-feira, a frase "Holocausto Nunca Mais" será projetada na sede do Legislativo. Em São Paulo, cerimônia solene no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto prestará tributo aos 6 milhões de judeus exterminados durante a Segunda Guerra Mundial

As torres do Congresso Nacional serão iluminadas, nesta segunda-feira (17), das 19h às 23h, com a frase "Holocausto Nunca Mais". A iniciativa é da Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio institucional da sede do Legislativo brasileiro. Na mesma data, a Federação Israelita do Estado de São Paulo homenageará os sobreviventes do Holocausto, em uma cerimônia solene, que contará com o acendimento de seis velas, durante o “Ato Central de Yom Hashoá”. O evento ocorrerá no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no Bom Retiro, na capital paulista, a partir das 19h.

As ações em Brasília e em São Paulo coincidem com o ano em que se completa 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia e prestam um tributo aos 6 milhões de judeus exterminados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Presidente da Conib, Claudio Lottenberg destaca a importância de a humanidade jamais esquecer esse episódio sombrio para evitar que algo semelhante aconteça novamente.

Ele enfatiza que essa realidade ainda está presente nos dias de hoje e que banalizar o Holocausto é inaceitável. "Holocausto Nunca Mais é a mensagem clara e necessária. Precisamos sempre lembrar este episódio soturno para que algo parecido não volte a ocorrer nunca mais, com mais nenhum povo, minoria ou etnia”, afirmou.