Alter do Chão -Santarém, Pará foi sede da fundação da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), entidade nacional de comunicação especializada em turismo que nasceu forte e com significativa representatividade, pois reuniu profissionais jornalistas, comunicadores e escritores de 14 estados brasileiros: Pará, Bahia, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Ceará, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Destes, um total de quatro estados já estão com afiliadas criadas e os demais estão em processo de criação.

 

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 Alter do Chão -Santarém / Foto/Divulgação

 

A assembleia geral de criação aconteceu no terraço do Hotel Mirante da Ilha, no último dia 18 de outubro do corrente ano, confirmando o nome dos jornalistas Gorgônio Loureiro (BA) e Walter Estevam (SP), respectivamente como presidente e vice presidente da diretoria provisória que integra ainda nomes ao grupo executivo como Gilberto Correia da Silva (TO), para diretoria Administrativa; Selêucia Galvão (TO), ocupando a diretoria de Projetos; Thereza Christina Hayne (PA), à frente da diretoria de Mercado e Expansão; João Carlos Ferreira (SP), diretor de Planejamento; Arnaldo Martins Moreira (RJ), diretor de Relações Institucionais; José Torres (GO), diretoria de Assuntos Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretoria de Marketing; Marco Aurélio Cassoli (TO), respondendo pela diretoria de Comunicação; Cassandra Teodoro Gonçalves (SE), a frente da diretoria de Eventos; Ivan Leyraund (SP), diretoria Financeira e Walter Xéu (BA), diretoria de Relações Internacionais.

A representatividade junto ao Conselho de Ética reuniu seis integrantes, sendo três titulares e três suplentes: João Ramid Borges (PA), Shislane de Castro (SE), Raimundo Penafort (TO), Sérgio Moreira (MG); Luiz Carlos Cezar (BA), Gutemberg Bogéia (MA).  A responsabilidade do Conselho Fiscal ficou com os titulares Jairo Peres (GO), Rosimari de Oiveira (GO), Bernadete Farias (BA), Liszt Madruga (RN), Douglas Spada (SP) e Messina Palmeira (PB). 

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Presidente da Febtur Nacional, Gorgônio Loureiro- BA

Foto/Divulgação

 

O objetivo da Febtur passa pela construção de uma entidade democrática, moderna, dinâmica, integrada aos trades turísticos nos estados e antenada com as políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Entre as metas, fazer valer ferramentas eficientes e variadas de comunicação, para que a missão maior, que é dar visibilidade ao turismo por meio de uma extensa rede de comunicação, comprometida com a informação do segmento turístico, seja alcançada.

Para Gorgônio Loureiro, presidente do Fórum Internacional de Comunicação, de Ecologia e Turismo (Ficet) e agora também presidente da Febtur, além do viés da modernidade, a entidade vai primar pelo respeito aos profissionais associados; pela atuação conjunta baseada em projetos planejados, e pela transparência. “A entidade nasce sobretudo do desejo dos jornalistas do Brasil especializados em turismo, em criar uma entidade que entenda a necessidade transforma os modelos de comunicação, abrangendo aspectos mais amplos, criativos e direcionados”, declarou o presidente da Febtur.

Com a disseminação de novas e diversas plataformas e os variados formatos, surgem multiprofissionais e evidentes mudanças de linguagem e de mercado. Para Gorgônio, “essa nova entidade chega com a missão de oxigenar e fomentar modelos novos de comunicação que atendam esse novo e diverso mercado, rejuvenescendo – não só etariamente -, mas aproveitando esse olhar e pensamento diferentes, de uma comunicação rápida, podendo aliar experiência e o novo, o criativo, buscando resultados efetivos e significantes no que tange a comunicação voltado para o turismo brasileiro”. 

O jornalista e apresentador Walter Estevam Junior, do J+ ABC, da TV Mais ABC, também âncora do programa Viaje Mais, exibido aos domingos no canal 527 Net/ABC, que assumiu a responsabilidade da vice presidência da Febtur Nacional, ressalta a importância do associativismo uma vez que cria e oportuniza espaços de diálogo onde se buscam objetivos comuns. “A Febtur tem um norte definido e contribuirá com o Brasil não somente no quesito divulgação do turismo como também mostrará as autoridades a importância em investir nesse setor como fazem muitos países”, declarou Estevam. 

A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores se apresenta no mercado turístico como uma entidade que reúne profissionais experientes e novos profissionais que chegam para somar com a expertise da adequação de formatos novos de canais de comunicação associado às novas tecnologias.

Christina Hayne, jornalista presidente da Febtur Pará, alerta sobre o novo mercado que está em construção, ressignificando a todos os entes que dele participam. “O turismo volta com força no Brasil, em especial o turismo doméstico, e certamente será o caminho mais adequado para garantir a retomada social e econômica das famílias brasileiras. Mas do que nunca, será necessário se mostrar para o mercado, de forma eficiente, criativa e direcionada. Não existe mais longevidade para o mercado formal e o caminho dos diferentes mercados, inclusive o turístico, é o empreendedorismo e nós, formadores de opinião e profissionais de comunicação especializados em turismo temos a qualificação para contribuir com as mudanças de forma responsável e comprometida com a linguagem, informação e imagem desse mercado que se apresenta. Certamente a Febtur chega nesse mercado para fazer a diferença e contribuir com destinos, iniciativas, atrativos turísticos e consequentemente com o impulsionamento do setor de turismo”, comentou a jornalista paraense que está à frente da diretoria de Mercado e Expansão da Febtur Nacional.

A entidade em questão já está constituída nacionalmente e também nos estados do Pará, Bahia, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Norte, e nos demais estados em vias de registro.

Representantes do grupo de jornalistas especializados em turismo do estado de Sergipe tomaram a decisão em massa em acompanhar o movimento nacional que se formou em torno da construção dessa nova entidade que se apresenta com novas propostas e com um perfil transformador, por isso, cumpriram as etapas de forma correta, fecharam um ciclo com a antiga entidade e a dissolveram para então iniciar uma nova jornada, agora a frente da Febtur Sergipe, que está em consolidação. Para o jornalista Luiz Mendonça, o momento é de satisfação. Ele disse: “a decisão da dissolução de uma entidade e posterior fundação de outra, se deu em caráter decisório da maioria. Somos um grupo unido e trabalhamos com base em projetos e ideias motivadoras e lideranças democráticas. Nosso próximo passo e finalizar o processo de construção da Febtur no estado”, declarou Mendonça em entrevista concedida ao canal Sergipe Trade Tour.

Durante a Assembleia Geral, em Alter do Chão, ficou definido o mês de maio de 2022 para que a diretoria provisória seja substituída pela diretoria efetiva pelos próximos três anos, tempo definido para atuação  da gestão entre pleitos eleitorais da entidade. O evento que está por vir, sob o título do I Congresso Nacional da Febtur, teve o estado de Sergipe como primeira opção para realização e a Bahia, como  segunda opção de estado sede para o evento. Na ocasião, também será aprovado o Regimento Interno da entidade, os projetos a serem encaminhados, o plano de comunicação e o programa de expansão.

Para o dirigente Gorgônio Loureiro, que reafirma ser esta uma entidade aberta para a comunicação do Turismo em tempos  de modernidade, a prioridade é “arregaçar as mangas e organizar um grande congresso em meio, seja em Aracaju ou seja em Salvador e até lá vamos organizar, planejar e fortalecer a entidade criada em meio ao I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encomtur 2021, que aconteceu em Santarém, Alter do Chão e Marajó no Pará, no período de 14 a 23 de outubro do corrente ano e que recebeu cerca de 90 jornalistas  e comunicadores de todo o Brasil”.