Nesta quinta-feira, 6, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) publicou em seu perfil no Twitter um vídeo que anda circulando nas redes sociais de um episódio de transfobia. Nas imagens é possível ver um motorista do aplicativo Uber expulsando e agredindo duas passageiras após descobrir que elas são mulheres trans.
 
De acordo com o deputado, ele ligou para as duas vítimas e a Comissão de Direitos Humanos já está tomando todas as providências. “Vamos acompanhar toda a investigação do caso junto à Decrin e contatamos a empresa Uber, que informou já ter iniciado a apuração do caso”, disse.

 
‌O deputado lembrou ainda que “Transfobia é crime e atuaremos para que casos como este não sejam toleráveis ou fiquem impunes”.

 
Assista ao vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=bO7H2ExS74E&feature=emb_logo

 
Fábio Felix 
✔@fabiofelixdf
 
 
O mandato recebeu na tarde de hoje (06) este vídeo que denuncia transfobia praticada por motorista da Uber aqui no DF! Duas passageiras solicitaram viagem na Asa Sul, mas teriam sido expulsas qndo o motorista percebeu que eram duas mulheres trans.
 

Mais tarde, o deputado atualizou as informações do caso dizendo que o motorista em questão foi suspenso pela empresa de aplicativo. “A Uber Brasil entrou em contato conosco informando que o motorista já foi suspenso. Nosso mandato continuará acompanhando o caso e está à disposição da Érika e da Melissa na busca por seus direitos e respeito às suas identidades #TransfobiaNao”, escreveu.

 
À Catraca Livre, a assessoria de imprensa da Uber reiterou o comunicado: “A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens realizadas em sua plataforma. Assim que recebemos a denúncia, banimos o motorista do aplicativo. Em casos dessa natureza, a empresa fica à disposição para colaborar com as autoridades e compartilhar informações sobre os envolvidos, observada a legislação aplicável”.

 
Fábio Felix 
✔@fabiofelixdf
 
 
A @Uber_Brasil entrou em contato conosco informando que o motorista já foi suspenso. Nosso mandato continuará acompanhando o caso e está à disposição da Érika e da Melissa na busca por seus direitos e respeito às suas identidades #TransfobiaNao https://twitter.com/fabiofelixdf/status/1225553426387480577 …

Fábio Felix 
✔@fabiofelixdf
 
Foi vítima de LGBTfobia? Denuncie! Hoje a Melissa e a Érika (à minha esquerda e à direita) foram expulsas de um veículo na Asa Sul por um motorista de aplicativo. Elas registraram ocorrência na delegacia e vieram pessoalmente registrar a denúncia na Comissão de Direitos Humanos.

Transfobia é crime!


Apesar de transfobia e homofobia não serem a mesma coisa – um diz respeito à violência contra a identidade de gênero e o outro à orientação sexual – a criminalização da homofobia pelo STF, em junho de 2019, se estende a toda comunidade LGBT e também equipara atos transfóbicos ao crime de racismo. Nesta matéria aqui, explicamos como denunciar esse tipo de crime.

 
Transfobia se combate com informação!


Apesar de ter o dobro de tempo na Terra, a sociedade brasileira parece não ter tido tempo para se informar sobre identidade de gênero corretamente e continua a perpetuar tratamentos transfóbicos.