LUTO


Primeira Miss Brasil, a baiana Martha Rocha, de 87 anos, morreu no sábado (4), após sofrer uma insuficiência respiratória seguida de infarto. Segundo o site "G1", ela estava em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro e já convivia com problemas de saúde.


"A vida dela foi muito sofrida nos últimos anos, ela estava acamada há muito tempo e não conseguia andar. Morreu sem muito sofrimento. Ela já estava cansada. Rodeada de pessoas que cuidavam dela", disse o filho dela, Álvaro Piano, ao site.

"Esses últimos meses a gente só se falava através de contatos telefônicos. Sinto falta da minha mãe, mas ela descansou. Fica na memória uma pessoa que, apesar da fama toda, ela era super simples, brincalhona, moleca", contou. "Adorava natureza, planta e os animais, amiga de todos. Viveu 12 anos em Volta Redonda perto do meu irmão. Saiu de lá porque a saúde dela começou a se deteriorar. Trouxe ela para Niterói há seis anos," completou.

Nascida em Salvador, Martha Rocha conquistou o título da primeira edição do Miss Brasil, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1954. Cotada como uma das possíveis campeãs do Miss Universo do mesmo ano, ela acabou ficando com o segundo lugar, perdendo para a norte-americana Miriam Stevenson. Na ocasião, surgiu a lenda de que ela teria perdido o título por duas polegadas do quadril, mas a própria já havia desmentido essa teoria.

O corpo da baiana nascida em Salvador foi enterrado neste domingo (5) no Cemitério da Irmandade Santíssimo Sacramento.

Martha teve três filhos e foi casada com o banqueiro português Álvaro Piano, que morreu em um desastre aéreo, e com Ronaldo Xavier de Lima.

Com Folhapress.