RODOVIAS

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), disse que espera entregar 861 quilômetros de rodovias construídas, revitalizadas e sinalizadas até abril deste ano. O orçamento previsto é de mais de R$ 18 bilhões. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) durante coletiva de imprensa para o lançamento do plano de de investimentos de 100 dias da pasta.

De acordo com o ministro, o objetivo é recuperar as condições das rodovias para garantir segurança parao motorista e o transporte de grãos. “Temos dois desafios nesse período, que são as chuvas intensas e o pico de escoamento da safra de grãos que se aproxima”, disse.

Para as entregas até abril, ainda estão previstas entregas para 72 pontes, que deverão ser construídas ou revitalizadas. No mesmo período, o ministério pretende retomar obras de outros 670 quilômetros de estradas federais, com a revitalização, construção e segmentos críticas.

O ministério deverá dividir a estratégia em duas fases. A primeira, entre 2023 e 2024, prevê a revitalização funcional da malha e, na segunda fase, entre 2025 e 2026, a intensificação de contratos de Manutenção Estruturada (Crema), Restauração e Adequação de Capacidade.