Um grupo de dez orcas foi avistado na região conhecida como Ponta do Boi em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Uma equipe do Instituto Argonauta, registrou os animais durante o monitoramento de praias da Bacia de Santos na última quinta-feira (12).

De acordo com o biólogo Manuel da Cruz Albaladejo, as orcas estavam espalhadas. “Primeiro avistamos dois machos. Eles permaneceram juntos o tempo todo. Depois vimos um grupo com três, onde um era filhote e aparentemente estava com duas fêmeas. O outro grupo tinha quatro ou cinco orcas, e uma delas era macho. No fim, voltamos a observar os dois machos quando uma fêmea grande veio e deu uma “chamada” nos dois”, detalhou Manuel, que estava no monitoramento embarcado.

 

As orcas não são baleias, e na verdade pertencem à família dos golfinhos e não são assassinas, sendo, na verdade, exímias caçadoras. “Elas se alimentam de peixes, tartarugas, focas, tubarões e até animais maiores, como as baleias, quando caçam em grupo”, detalhou a bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do Trecho 10 do PMP-BS.


A primeira vez que foram avistadas na região foi na década de 90. "Na época, avistamos um casal na região da Ponta Grossa em Ubatuba, e de lá pra cá notamos que felizmente vem aumentando a presença desses animais, que eu considero magníficos, aqui na região. É uma oportunidade muito especial quem pode avistar e se aproximar, numa distância permitida por lei, de um animal dessa espécie”, destaca o oceanólogo Hugo Gallo Neto.