EXCLUSIVO

A jornalista brasileira Bianca Fraccalvieri, coordenadora das redes sociais do Vatican News, viveu um momento histórico, neste sábado (26/4), ao ler a Oração Universal em português durante a missa de funeral do Papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano. Em entrevista exclusiva ao Correio, ela descreveu a emoção de participar da cerimônia e a relação de proximidade que tinha com o pontífice.

“Foi maravilhoso, acho que não tem outra palavra, né?”, iniciou Bianca, emocionada. Ela contou que acompanhou o pontificado de Francisco de perto, desde a eleição até o sepultamento. “Eu trabalho já tem quase 25 anos aqui na Rádio Vaticano, então acompanhei três papas. E o jeito de Francisco realmente é muito peculiar, era diferente porque ele mesmo disse que precisava do contato humano para se manter firme na missão. E assim foi, né?!”

Bianca explicou que, após a pandemia de covid-19, o papa pediu que leitores de audiências fossem leigos e não mais padres, como ocorria antes. “O intuito era mostrar que o papa também está circundado de homens e mulheres, não só de sacerdotes. Então o intuito dele era mostrar a imagem dessa igreja mais aberta”, contou. A partir dessa mudança, foi criado um grupo de leitores em várias línguas, e sempre que havia missas ou eventos, os leigos eram consultados sobre a disponibilidade para participar.

Sobre a oportunidade de ler na missa de funeral, Bianca revelou que não foi um convite direto, mas uma consulta. “Dessa vez veio a surpresa dessa missa que eles queriam uma voz feminina para a leitura da língua portuguesa, aí eu me candidatei”, relatou.