Brasil247 - O governo Bolsonaro já tem o nome do auditor da Receita Federal que realizou a investigação com base nas declarações de renda do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O funcionário da Receita trabalharia em um órgão do Espírito Santo. Segundo o jornal Valor, a apuração do responsável não foi difícil, já que todos os acessos aos documentos fiscais mantidos na Receita são devidamente registrados no sistema de informática do órgão.
A reportagem do jornal Valor destaca que "assim, todos os comandos feitos pelo auditor, até mesmo se ele repassou as informações a outros funcionários da Receita e se tirou cópias dos documentos, já foram devidamente mapeados e repassados às principais autoridades do Ministério da Economia e do Palácio do Planalto. O fato de que todas as informações sobre o que ocorreu já são conhecidas permitirá mais agilidade na apuração de responsabilidades que está sendo feita pela Corregedoria da Receita Federal."
E acrescenta: "outras fontes disseram ao Valor que o episódio que atingiu Gilmar Mendes serviu para unir os ministros do STF, que estão muito preocupados com indícios de que o Brasil está se transformando em um 'Estado policial'. Por isso, os ministros exigem que o governo puna com rigor o responsável pela 'investigação indevida' nas declarações de renda do ministro Gilmar Mendes."