A explosão aconteceu por volta das 10h30min na fábrica da White Martins localizada no cruzamento da avenida Francisco Sá com a rua Padre Anchieta, no bairro Jacarecanga. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve registro de cinco vítimas, sendo uma com maior gravidade. Em um dos vídeos que circularam após a explosão, é possível ver uma equipe do Samu fazendo atendimento a uma vítima na calçada. 


A explosão foi sentida por moradores de diferentes bairros da Capital. O impacto fez com que janelas e portas de residências fossem quebradas. Moradores relatam ter sentido um forte tremor do chão. Das cinco vítimas, três foram encaminhadas para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Os pacientes, com 19, 43 e 45 anos, seguem estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem.

Logo após o ocorrido, o local foi evacuado, sendo estabelecido um perímetro nos quarteirões adjacentes. Ainda não foi avaliado os riscos para os vizinhos. Junto com técnicos da empresa, equipes dos Bombeiros estão realizando a avaliação dos danos e da estrutura da fábrica.


Em imagens registradas por populares, é possível perceber vazamento de gás ainda não identificado. A área está isolada como prevenção contra possíveis riscos de novas explosões. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão no local socorrendo as vítimas. Nos vídeos, é possível ainda identificar que duas pessoas estão sendo atendidas. 

A fábrica trabalha na produção de diversos tipo de gás e é uma ativa fornecedora de oxigênio para o tratamento de pacientes da Covid-19 no Estado. Porém, a planta principal de produção está localizada no Pecém, fazendo com que a produção de oxigênio não seja paralisada. 

De acordo com moradores, a explosão pode ser ouvida de locais mais afastados, como o bairro Barra do Ceará e Álvaro Weyne e, inclusive, no município de Caucaia. Ainda não se sabe se houve casos de óbitos na ocorrência. As vias no entorno da fábrica foram totalmente bloqueadas.