array(31) {
["id"]=>
int(173605)
["title"]=>
string(79) "Esquema do PCC com combustíveis acende alerta sobre leilão no Porto de Santos"
["content"]=>
string(2413) "O avanço do crime organizado sobre o setor de combustíveis, desnudado pela Operação Carbono Oculto, começa a lançar sombras sobre o Porto de Santos. O Instituto Combustível Legal avalia que a licitação da área STS08 do terminal, estratégica para a armazenagem de granéis líquidos, abre um flanco perigoso caso mantenha critérios frouxos de habilitação.
O temor é que fundos recém-criados ou empresas sem experiência possam assumir ativos de alto valor logístico e, na prática, oferecer ao crime organizado mais uma porta de entrada para operações de lavagem e controle de fluxos.
A entidade levou suas preocupações a órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Emerson Kapaz, presidente do instituto, explicou à coluna a gravidade da situação:
“Fazemos esse alerta há meses, porque sentíamos que o volume do crime organizado no setor não era só do posto ao posto, mas também na área de logística. É um flanco aberto que não tinha sido identificado ainda”.
Carlo Faccio, diretor executivo do instituto, apontou que é preciso maior controle sobre o histórico das empresas licitantes.
“Uma das coisas que acendeu o alerta foi a entrada de alguns agentes não tradicionais, com oportunidade de arrematar alguns leilões sem os devidos critérios e observâncias necessárias por um agente tradicional. Hoje temos exigências muito aquém do necessário”, disse.
"
["author"]=>
string(24) "Gustavo Silva /em.com.br"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(630418)
["filename"]=>
string(23) "porto-de-santos-990.jpg"
["size"]=>
string(6) "198188"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(0) ""
}
["image_caption"]=>
string(107) "Esquema do PCC com combustíveis acende alerta sobre leilão no Porto de Santos /crédito: Platobr Economia"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(150) "Instituto Combustível Legal vê risco de fundos sem lastro facilitarem infiltração criminosa, como a do PCC, no setor
"
["author_slug"]=>
string(23) "gustavo-silva-em-com-br"
["views"]=>
int(61)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(77) "esquema-do-pcc-com-combustiveis-acende-alerta-sobre-leilao-no-porto-de-santos"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(460)
["name"]=>
string(6) "Brasil"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "brasil"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(460)
["name"]=>
string(6) "Brasil"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "brasil"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-09-11 09:22:30.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-09-11 09:22:30.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2025-09-11T09:20:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(24) "/porto-de-santos-990.jpg"
}
O avanço do crime organizado sobre o setor de combustíveis, desnudado pela Operação Carbono Oculto, começa a lançar sombras sobre o Porto de Santos. O Instituto Combustível Legal avalia que a licitação da área STS08 do terminal, estratégica para a armazenagem de granéis líquidos, abre um flanco perigoso caso mantenha critérios frouxos de habilitação.
O temor é que fundos recém-criados ou empresas sem experiência possam assumir ativos de alto valor logístico e, na prática, oferecer ao crime organizado mais uma porta de entrada para operações de lavagem e controle de fluxos.
A entidade levou suas preocupações a órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Emerson Kapaz, presidente do instituto, explicou à coluna a gravidade da situação:
“Fazemos esse alerta há meses, porque sentíamos que o volume do crime organizado no setor não era só do posto ao posto, mas também na área de logística. É um flanco aberto que não tinha sido identificado ainda”.
Carlo Faccio, diretor executivo do instituto, apontou que é preciso maior controle sobre o histórico das empresas licitantes.
“Uma das coisas que acendeu o alerta foi a entrada de alguns agentes não tradicionais, com oportunidade de arrematar alguns leilões sem os devidos critérios e observâncias necessárias por um agente tradicional. Hoje temos exigências muito aquém do necessário”, disse.