Brasil247 - Em meio ao crescimento dos ataques contra a comunidade LGBT+, incluindo declarações homofóbicas proferidas por postulantes a cargos eletivos, um grupo de empresas e organizações não governamentais resolveu ir na direção contrária e, por meio de um documento, pedir que os candidatos à Presidência da República mais respeito e inserção no mercado de trabalho para estas pessoas.
A Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBT+ nos Locais de Trabalho no Brasil, assinada por 32 empresas e ONGs, que juntas empregam mais de 100 mil pessoas, ressalta "aos candidatos presidenciáveis das eleições de 2018 que reconheçam a importância da diversidade e inclusão no local de trabalho, porque é a coisa certa a se fazer, é bom para os negócios e é bom para o Brasil". Google, Microsoft, Braskem, Natura, Human Rights Watch, Aliança Nacional LGBTI+ The Council for Global Equality , dentre outras empresas e ONGs, estão entre os signatários do documento.
"Tendo em vista as eleições de 2018, os valores que defendemos poderão estar em jogo, estando o mundo inteiro atento ao Brasil, inclusive empresas que pretendem investir ou fazer negócios aqui. Nesse sentido, entendemos necessário que os candidatos presidenciáveis considerem a importância para nossa sociedade dos valores da diversidade, do respeito e da inclusão para nossas empresas, nossos funcionários e nosso país", finaliza o texto.
Leia a íntegra ou veja abaixo.
Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBT+ nos Locais de Trabalho no Brasil
Resumo Executivo
32 empresas e organizações não governamentais, que em conjunto empregam mais de 100 mil pessoas no Brasil, se uniram e assinaram uma Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBT+ nos Locais de Trabalho no Brasil com o objetivo de reafirmar sua crença e seu compromisso com a diversidade e inclusão nos locais de trabalho para todas as pessoas no Brasil, incluindo as pessoas LGBT+.
A Carta solicita aos candidatos presidenciáveis das eleições de 2018 que reconheçam a importância da diversidade e inclusão no local de trabalho, porque é a coisa certa a se fazer, é bom para os negócios e é bom para o Brasil.
A Carta de Apoio:
• Representamos um grupo multifacetado de empresas brasileiras e multinacionais e de organizações da sociedade civil comprometidas e engajadas com os valores da diversidade, do respeito e da inclusão de todas as pessoas;
• Como investimos em práticas que permitem aos profissionais se sentirem acolhidos e respeitados, podendo expressar todo o seu "eu" e compartilhar suas experiências pessoais, temos visto em nossos ambientes de trabalho resultados que beneficiam a todos – profissionais, empresas e organizações;
• Tais práticas impactam positivamente a atração, o recrutamento e a retenção de profissionais, além de promover uma cultura colaborativa, produtiva e inovadora. O último relatório do Open for Business ilustra a importância da diversidade e da inclusão para que empresas e cidades prosperem.
Tendo em vista as eleições de 2018, os valores que defendemos poderão estar em jogo, estando o mundo inteiro atento ao Brasil, inclusive empresas que pretendem investir ou fazer negócios aqui. Nesse sentido, entendemos necessário que os candidatos presidenciáveis considerem a importância para nossa sociedade dos valores da diversidade, do respeito e da inclusão para nossas empresas, nossos funcionários e nosso país.
As seguintes organizações indicaram seu apoio à Carta :
Setor Privado
Accenture
Braskem
Cigna
Citi
The Dow Chemical Company
GE
GOL
Google
IBM
International Flavors & Fragrances Inc.
J.P. Morgan
J Walter Thompson
Kimberly-Clark
LinkedIn
Machado Meyer
Mattos Filho
Microsoft
Natura
Nike
Oracle
Pinheiro Neto Advogados
Salesforce
Sodexo
TozziniFreire Advogados
Uber
Organizações Não Governamentais
Aliança Nacional LGBTI+
Grupo Dignidade
Human Rights Watch
Open for Business
Out & Equal Workplace Advocates
OUTstanding
The Council for Global Equality