TEMPORAL

Recife é cidade que mais choveu no estado durante as últimas 12 horas. Segundo a Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), acumulado na capital chegou a mais de 113mm. Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Igarassu e Olinda vêm em seguida com níveis acima dos 100mm.

Às 6h30, o maior registro de acumulado foi na plataforma de coleta de dados de pluviométricos do Torreão, com 113,36mm. A de Campina do Barreto chegou a 105mm.

Em Olinda, em Jardim Fragoso, deu 103mm. Igarassu (102mm) e Goiana (100mm).

 

A Prefeitura do Recife declarou estágio de atenção na noite desta quarta-feira (14), devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana da capital pernambucana. Nas últimas 24 horas, a precipitação chegou a 90 mm, o que corresponde a cerca de um terço da média histórica de maio, que é de 286 mm. A situação crítica levou à morte de duas pessoas, vítimas de um choque elétrico após um vazamento de corrente em um trailer de vendas de refeições na Avenida Engenheiro Alves de Souza, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, de acordo com o g1.

A Prefeitura do Recife iniciou o funcionamento do abrigo no CSU Bidu Krause, preparado para atender famílias em risco. Outros três espaços estão de prontidão para acolher eventuais vítimas das chuvas. O Centro de Operações do Recife (COP) segue monitorando as ocorrências e as ações emergenciais na cidade.

 A chuva intensa provocou danos significativos. Em apenas três horas, o pluviômetro do Torreão registrou 90 mm de precipitação, o que representa quase um terço da média histórica de maio deste século. Para efeito de comparação, em todo o mês de abril, Recife registrou apenas 78 mm de chuva. Desde a meia-noite, a Defesa Civil do Recife recebeu 49 chamados, que envolveram solicitações de vistorias e a colocação de lonas plásticas para proteger áreas afetadas.

As fortes chuvas também provocaram alagamentos em várias áreas da cidade, resultando em congestionamentos e outras alterações na rotina urbana. Com a situação agravada, a cidade entrou em estágio de atenção às 19h30, segundo o COP. Isso significa que já há impactos visíveis na mobilidade e na segurança urbana devido ao mau tempo.

 

Prefeito de Recife

joaocampos

4 h
Com 130mm de chuvas acumuladas nas últimas 24h, o COP Recife renovou o estágio de ALERTA na cidade. As aulas da rede municipal e os serviços não essenciais estão suspensos nesta manhã. As equipes da Defesa Civil seguem de prontidão, monitorando e atuando nas áreas de morro. Pedimos que a população evite deslocamentos neste período.