GOVERNO

O escritor, roteirista e humorista Carlos Alberto de Nóbrega criticou o fato de o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não ter um diploma universitário e afirmou que isso é um dos motivos pelos quais o país está "desse jeito". A declaração foi dada ao programa Roda Viva, da "TV Cultura", após ser questionado sobre que pergunta faria ao atual chefe do Executivo.

"O que o senhor me explica de um presidente da república no dia que recebe o diploma de presidente chora e diz que é o primeiro diploma que ele recebeu na vida? Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa, ser presidente da república?", questionou, completando: "Por isso que o país está desse jeito".

A declaração foi feita após ele dizer que já convidou Lula para uma entrevista em seu podcast, que diz fazer apenas para não ficar de fora de um formato inovador. Segundo ele, Lula ainda não deu resposta. Nesse momento, Carlos Alberto de Nóbrega disse que fazia o convite embora não seja petista, pois, segundo ele, não misturar convicções pessoais com profissão.

A crítica à falta de um diploma universitário de Lula é recorrente e fez o chefe do Executivo se emocionar ao ser diplomado pela terceira vez como presidente. "Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário", disse Lula, emocionado. "Esse diploma que eu recebi não é diploma do Lula presidente. É o diploma de uma parcela do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país", afirmou.